Romeu Aldigueri critica gestão de Jericoacoara e defende maior participação do Estado: "Estão expulsando trabalhadores e favorecendo interesses privados" - Revista Camocim

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Romeu Aldigueri critica gestão de Jericoacoara e defende maior participação do Estado: "Estão expulsando trabalhadores e favorecendo interesses privados"



Em entrevista ao Podcast do Blog do Eliomar de Lima, o deputado estadual Romeu Aldigueri fez fortes críticas à atual gestão municipal de Jericoacoara e defendeu uma atuação mais ampla do Estado na condução do destino turístico, considerado uma das maiores joias naturais do Brasil.


Para Aldigueri, Jericoacoara é "um espetáculo" que encanta justamente por sua singularidade. "As pessoas querem ter a dificuldade de chegar ao local, querem estar andando na areia, com iluminação subterrânea", ressaltou. O deputado também destacou os investimentos estaduais já realizados na vila, especialmente em drenagem e saneamento, mas chamou atenção para a necessidade de um "macro olhar", contemplando todos os interesses, sobretudo os sociais.


O ponto mais crítico da fala do deputado foi direcionado à atual gestão da autarquia municipal de Jericoacoara. Segundo Aldigueri, foi colocada no comando uma pessoa que é sócia de pousadas e hotéis locais e que responde a processos criminais ambientais. "Ela fez acordos para não ser processada, pagou para não receber outro processo e tem interesses pessoais e comerciais envolvidos", denunciou. "Parece que colocaram a raposa cuidando do galinheiro".


Aldigueri comparou: "Já parte errado, parece que colocaram a raposa cuidando do galinheiro". Ele criticou ainda a postura autoritária na condução das decisões, sem diálogo com a comunidade local. "Está lá fazendo uma série de ações sem conversar com a comunidade, expulsando camelôs, ambulantes, autônomos, proibindo as pessoas de trabalhar", disse.


Para o deputado, a gestão ignora o impacto social ao privilegiar empresários em detrimento dos trabalhadores locais. "Tem que olhar para os comerciantes, para a população que vai e volta todo dia, que mora em Jijoca, mas vai trabalhar lá. Os trabalhadores estão reclamando, não estão tendo o mesmo tratamento", alertou.


Romeu Aldigueri defendeu maior participação da Secretaria Estadual do Turismo na gestão de Jericoacoara, argumentando que o interesse é estadual, não apenas municipal. "Tem que haver uma participação maior do Estado gerindo Jericoacoara", afirmou.


Ele também mencionou o imbróglio envolvendo a suposta proprietária de áreas na vila, destacando que a Procuradoria-Geral do Estado e o Ministério Público já atuam no caso. "Enquanto não se chega a um acordo, estão invadindo as áreas verdes, as áreas institucionais", relatou.


O deputado criticou o avanço das pousadas sobre as faixas de praia, destacando que muitas delas pertencem a sócios da atual gestão da autarquia. "As próprias pousadas estão, a cada dia, invadindo a faixa de praia , pousadas que são, inclusive, sócias da gerente atual da autarquia", pontuou.


Ao encerrar sua análise, Aldigueri fez um apelo para uma atuação mais firme e integrada do Ministério Público Estadual e Federal no gerenciamento de crise em Jericoacoara. "Temos que salvaguardar a galinha dos ovos de ouro do turismo ecológico do Ceará, que é a nossa Jericoacoara", concluiu.


Carlos Jardel