No dia 2 de abril de 2025, o município de Camocim deu um importante passo no fortalecimento da segurança pública da região. Por meio de decreto assinado pelo governador Elmano de Freitas e publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, a estrutura organizacional da Polícia Militar foi alterada, resultando na elevação da então 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Camocim, ao novo 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM).
A mudança faz parte de uma ampla reestruturação da PMCE, que incluiu a criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias. Com o novo status de batalhão, Camocim não apenas amplia sua área de abrangência, mas também passa a exercer um papel estratégico na coordenação das ações policiais em boa parte da região Norte.
Segundo apurou o blog Camocim Polícia 24h, o 28º BPM contará com duas companhias subordinadas e oito destacamentos distribuídos em municípios vizinhos. A 1ª Companhia, com sede em Camocim, e a 2ª Companhia, com sede no município de Granja — que anteriormente funcionava como um pelotão — assumem a responsabilidade por importantes áreas da zona Norte do estado.
Nomeações de comando
Com a publicação do novo modelo organizacional, o tenente-coronel QOPM Jubemval Nunes Cavalcante foi nomeado comandante do 28º BPM. Já no Boletim do Comando Geral (BCG) do dia 23 de abril, foram oficializadas as seguintes nomeações:
1º Tenente QOPM José Flávio Maciel de Araújo: comandante da 1ª CIA / 28º BPM, sediada em Camocim.
Subcomandante: 2º tenente QOAPM Francisco das Chagas Gomes de Sousa.
Destacamentos subordinados: Barroquinha, Chaval e Guriú.
1º Tenente QOPM Helder Farias Gomes: comandante da 2ª CIA / 28º BPM, sediada em Granja.
Subcomandante: 2º tenente QOAPM José Frota de Araújo.
Destacamentos subordinados: Martinópole, Uruoca, Moraújo, Timonha e Parazinho.
A Polícia Militar ressalta que o processo ainda está em fase de adaptação e estruturação. A transição envolve ajustes físicos, administrativos e operacionais.
Camocim Polícia 24h