Prefeito de Santa Quitéria, Braguinha, vira réu por suposta ligação com facção Comando Vermelho e é afastado do cargo - Revista Camocim

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Prefeito de Santa Quitéria, Braguinha, vira réu por suposta ligação com facção Comando Vermelho e é afastado do cargo


O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barroso (PSB), o "Braguinha", virou réu por suposto envolvimento com a facção Comando Vermelho (CV), após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aceitar denúncia do Ministério Público nesta terça-feira (8). Outras sete pessoas também responderão à ação penal.


A denúncia aponta que Braguinha teria recebido apoio do CV nas eleições de 2024, com indícios de crimes como ameaças a eleitores, intimidações, cancelamento de eventos políticos e uso de estrutura pública para beneficiar criminosos. Uma investigação indica, inclusive, que um veículo da prefeitura foi entregue ao traficante Anastácio Paiva Pereira, chefe do CV na região.


O TRE-CE também decidiu manter o afastamento de Braguinha e do vice-prefeito Gardel Padeiro (PP), e revogou a prisão domiciliar do prefeito, que havia sido concedida por questões médicas. Desde janeiro, quem ocupa interinamente a prefeitura é o vereador Joel Barroso, filho de Braguinha.


A defesa do prefeito nega vínculo com o crime organizado e diz confiar na Justiça para provar sua inocência na fase de instrução do processo.


Carlos Jardel

Informações do DN