A Diocese de Tianguá divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (21) lamentando o falecimento do Papa Francisco, ocorrido às hoje 7h35min (horário de Roma), aos 88 anos. No documento, o bispo diocesano, Dom Edimilso, expressa pesar e gratidão pela vida e ministério do pontífice, destacando sua espiritualidade, humildade e serviço à Igreja.
A Nota Diocesana ressalta a ênfase de Francisci numa “Igreja em saída” e seu legado de diálogo, firmeza moral e cuidado com as causas sociais e ambientais.
Dom Edimilson também recorda a última aparição pública do Papa, na manhã da Páscoa, como uma despedida simbólica: “Percorreu em papamóvel a Praça de São Pedro e foi ao encontro do Senhor.”
A nota encerra com um apelo à oração e à esperança na ressurreição, assegurando que a programação em homenagem ao pontífice será anunciada em breve.
Leia a nota na íntegra:
Revmos. Presbíteros, Diáconos e Religiosos,
Caríssimos Diocesanos,
É com profundo pesar e, ao mesmo tempo, com plena confiança em Deus, que recebemos a notícia da Páscoa definitiva de Sua Santidade, o Papa Francisco, 266º Vigário de Cristo, ocorrida no dia 21 de abril, às 7h35 (horário de Roma). A Diocese de Tianguá – Regional NE 1 manifesta neste momento as suas sinceras e profundas condolências por meio deste comunicado.
Em seus 12 anos de pontificado à frente da Igreja de Cristo, deixou-nos um importante legado de simplicidade e missionariedade. Seu apelo insistente por uma "Igreja em saída e pastores com o cheiro das ovelhas" evidenciou uma visão pastoral e eclesiológica muito próxima das pessoas, centrada na misericórdia e no acolhimento dos mais frágeis. Um pastor bem-humorado, com posicionamentos firmes em temas morais, sociais e ambientais, insistindo que na Igreja há lugar para “todos”. Outra marca importante de seu pontificado foi o fortalecimento da sinodalidade como expressão da comunhão eclesial. Louvado seja Deus por sua vida e ministério petrino!
O Papa Francisco prestou um generoso serviço ao Evangelho e ao diálogo e, apesar da clara fragilidade física nos últimos meses, permaneceu um homem de humildade e disposto a testemunhar a fé até às últimas consequências. Sua última aparição, na manhã deste Domingo Pascal, foi na verdade uma despedida. Percorreu em papamóvel a Praça de São Pedro e foi ao encontro do Senhor. Descanse em paz, santo padre.
Permaneçamos firmes na oração pelo Papa Francisco, bem como pela santa Igreja. Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Esperança, o acolha na eternidade, e que Nosso Senhor Jesus Cristo lhe conceda, no dia da Ressurreição, a plenitude da vida. Em breve, publicaremos a programação em homenagem ao sucessor de Pedro falecido.
Em comunhão de oração,
Tianguá/CE, 21 de abril de 2025.
Ano Jubilar
† Francisco Edimilson Neves Ferreira
Bispo da Diocese de Tianguá