A política, por sua própria essência, é uma verdadeira "caixinha de surpresas", mas também possui uma previsibilidade que se torna clara quando se analisa as situações, conjunturas e personalidades envolvidas. Nunca foi difícil antever a ascensão e queda de políticos ao longo do tempo. No contexto atual da política cearense, em especial na região norte do estado, a trajetória da família Aldigueri é um exemplo claro de evolução e ascensão a patamares mais altos
.
Romeu, líder do grupo que governa Granja, desde o começo de sua carreira pública, com cargos de relevância no governo estadual, já mostrava habilidade, competência e vocação para a vida pública. Contudo, foi quando assumiu a prefeitura de Granja que sua capacidade de gestão se evidenciou, tirando o município de um cenário de total decadência. A partir de então, não só foi eleito deputado estadual, tornando-se o mais votado da região, como também se consolidou como um dos políticos mais influentes do Ceará, sendo escolhido presidente da Assembleia Legislativa, ainda em seu segundo mandato parlamentar. O que se diz sobre talento, competência e vocação para a política em relação a Romeu, também se aplica ao seu irmão, Aníbal Filho, atual prefeito de Granja. Aníbal é um exemplo de gestão administrativa, conduzindo com habilidade todas as áreas da administração pública.
Em Granja, a família Aldigueri mantém o maior e mais sólido arco de alianças políticas. Não há oposição significativa na cidade, e a que existe é ineficaz, incompetente e corrupta.
Com uma década de credibilidade política acumulada, os irmãos Aldigueri estão, naturalmente, mirando projetos políticos mais amplos. Romeu poderá se tornar deputado federal, e Aníbal Filho, deputado estadual. Além disso, há especulações de que Romeu esteja sendo cogitado pelo PSB para uma candidatura ao Senado Federal.
Romeu e Aníbal Filho, portanto, se tornaram figuras-chave para o desenvolvimento da região norte do estado. Sua habilidade em articular alianças, gestão eficiente e compromisso com as necessidades da população demonstram o amadurecimento de um projeto político que ultrapassa os interesses locais e busca expandir a influência da família Aldigueri por todo o Ceará.
Se o que está sendo cogitado se concretizar, o Ceará, especialmente a região norte, só tem a ganhar com o trabalho político desses irmãos e de seu grupo. Alguém ainda tem dúvidas?
Carlos Jardel