Na retomada de suas atividades no ano de 2025, a Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras, fundada em 31 de maio de 2001 pelo escritor Roberto Pires, promoveu nos últimos dias 20 e 21 de março, dois importantes eventos na cidade.
No dia 20, tomou posse como membro titular a escritora e psicóloga Linda Lemos, que além disso é presidente emérita da Academia de Letras Juvenal Galeno, com sede em Fortaleza. Na oportunidade a mesma palestrou sobre sua experiência com autismo, tanto no campo pessoal como profissional.
No dia 21, aconteceu no auditório do NAEC o lançamento da Antologia “A Centelha – vol. 2”. A obra que contou com a produção de 30 autores de Camocim e região, traz nomes consagrados da literatura local como Inácio Santos, Professor Avelar e Graça Cardeal, porém, carrega também a imagem da renovação ao revelar ao público novos nomes da poesia como Helano José, Francisco Oliveira, Nilo de Castro, Mariana Santos, Ivan Araújo, dentre tantos outros.
Foi uma noite que ficou marcada na história de nosso município. A obra foi custeada com recursos próprios de cada autor que contribuiu com uma pequena cota, que deu direito a dois exemplares. Em breve o livro estará disponível para download gratuito em pdf. Toda a produção e diagramação foi realizada pela Cactus Editora, que é coordenada pelo também escritor e artista popular, Rafael Brito.
O evento contou com a participação do Secretário de Cultura, Eglauber Lima, e da coordenadora do NAEC, Nelita Barros. Além disso, teve o apoio cultural do Advogado e Vereador, Dr. Marcos Coelho
Carlos Jardel