A transfiguração da Pracinha do Amor ! - Revista Camocim

sexta-feira, 21 de março de 2025

A transfiguração da Pracinha do Amor !


Ah, a Pracinha do Amor de Camocim, esse lindo local escondido na Avenida Beira-Mar… ou melhor, não escondido, “transfigurado” pela nova configuração. Se antes o local era um desimpedido cartão postal, agora, com a "maravilhosa" organização de trailers, estacionados 24h, dentre outras coisas, temos um espetáculo que ensaia um caos urbano. 


A desorganização é tamanha que, se você não souber o que está acontecendo, vai achar que estamos vivendo uma verdadeira intervenção artística no estilo “quem sabe o que fazer com tanto espaço?”. A praça, que deveria ser livre e convidativa, agora está praticamente tomada por trailers estacionados e , ao longo do calçadão, equipamentos espalhados de maneira aleatória, de dia e de noite.


Não é contra os trabalhadores, claro, pois todos precisamos garantir o nosso sustento. O problema, caros leitores, é o caos absoluto que pode ser  instaurado. Os trailers podem até ser uma solução legítima para muitas famílias, mas a questão é que eles precisam ser removidos no final do expediente. E, convenhamos, o espaço já está praticamente amurado! Os trailers até têm sua função, mas quando viram estrutura fixa, a praça deixa de ser pública e passa a ser um mercado a céu aberto, só que sem qualquer planejamento.


No fim das contas, a crítica não é contra quem trabalha, mas contra a total falta de planejamento e organização que vem transformado um ponto turístico em uma bagunça. Se não tomarmos uma atitude agora, logo vamos estar falando da "praça do amor", mas com um amor pelo caos, e não pela beleza do lugar.


Carlos Jardel