O vereador Juliano Cruz (oposição) fez um duro pronunciamento na Câmara Municipal de Camocim contra a retirada do avião da FAB que ficava exposto na Praça Pinto Martins. Segundo o parlamentar, a remoção foi motivada por questões políticas e resultou no abandono da aeronave, que hoje se encontra quebrada e sucateada na Secretaria de Conservação do município.
O avião, um modelo histórico obtido durante a primeira gestão do ex-prefeito Chico Vaulino junto à Aeronáutica de Recife, era um atração turística na praça e uma homenagem ao aviador camocinense Pinto Martins. “Eu, pelo menos, nunca tinha visto um avião como aquele pessoalmente. E hoje, em vez de estar em um local de destaque, foi transformado em sucata”, lamentou o veterano do paralamento municipal.
O vereador criticou ainda a falta de valorização da história da cidade e a ausência de investimentos na entrada do município. “Tantos lugares precisando de melhorias, como os canteiros centrais da entrada da cidade, que parecem um chiqueiro abandonado, e o governo resolve remover um patrimônio histórico?", questionou. "Se (o avião) está jogado, abandonado, que ao menos seja colocado na entrada da cidade para valorizar nossa história e a memória de Pinto Martins", cobrou o vereador.
Carlos Jardel