Trump confirma tarifa de 25% sobre alumino da Argentina - Revista Camocim

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Trump confirma tarifa de 25% sobre alumino da Argentina

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no último domingo (9), a imposição de uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. A medida foi oficializada no dia seguinte, gerando repercussão nos mercados internacionais.


A Argentina não foi excluída da tarifa, apesar da recente aproximação entre os dois países. Trump justificou a decisão citando um leve déficit na balança comercial bilateral no último ano.


A medida deve impactar as exportações argentinas em cerca de 600 milhões de dólares, afetando principalmente o setor de aço e alumínio. O anúncio representa um revés para a estratégia do presidente argentino, Javier Milei, que viajará na próxima semana aos Estados Unidos para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC).


Milei manifestou interesse em negociar um acordo de livre comércio com Washington, mas economistas e diplomatas apontam a falta de complementaridade entre as economias como um obstáculo.


As tarifas também devem atingir outros países do Mercosul. No entanto, ainda não há detalhes sobre sua estrutura, abrangência e data de entrada em vigor.


Blog do Eliomar