Se há algo que falta em Camocim é gestão de turismo. Não estou desmerecendo o trabalho de quem passou pela pasta nos últimos 12 anos, mas nenhum desses gestores foi verdadeiramente excelente, brilhante ou eficiente. A maioria foi escolhida por ser o "menos ruim". Nesse contexto, e sendo justo com o tempo, o ex-vereador Ricardo Vasconcelos se destacou. Durante sua gestão, foi o período em que mais se ouviu falar sobre ações da Secretaria de Turismo. O Ricardo fazia questão de prestar contas de suas atividades nas redes sociais, na internet, e também nas mídias locais, como TV e rádio.
No entanto, Ricardo foi rebaixado ao cargo de Ouvidor, após ser vítima de uma traição dentro do próprio governo, quando a prefeitura começou a cobrar a aplicação de uma lei municipal que impunha taxas abusivas sobre os bugueiros e caminhoneteiros de Jijoca de Jericoacoara. Lembra?
Desde então, a última vez que se ouviu falar de alguma ação da Secretaria de Turismo de Camocim foi quando Ricardo estava à frente dela. De lá para cá, ninguém sabe ao certo se ainda existe um gestor na pasta.
E não é necessário reforçar o quanto a gestão do turismo é essencial para a economia do município. Também não estou sugerindo que o Ricardo seja novamente o responsável pela pasta, mas sim que se busque alguém que realmente faça as coisas acontecerem.
Carlos Jardel