Por Arlis Barros
É preocupante a situação da Guarda Municipal de Camocim, que mais uma vez ficou fora do ProNasci devido à falta de compromisso e planejamento da gestão municipal. A ausência de requisitos básicos exigidos pelo governo federal, como Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, sede própria com estrutura adequada (refeitório e divisórias necessárias), corregedoria ativa, além da regularização legal da criação da guarda, da secretaria de segurança e da corregedoria publicada em diário oficial, impede a adesão a programas importantes e o recebimento de recursos federais.
Em contraste, a cidade de Granja, sob a gestão do prefeito Aníbal Filho, tem se destacado ao cumprir todas as exigências do governo federal. Isso tem permitido aos guardas municipais granjenses participarem dos cursos do ProNasci, recebendo uma remuneração de R$ 900,00 por mês para cada curso concluído, um incentivo ao desenvolvimento profissional.
A diferença entre as duas cidades deixa claro a importância de uma gestão eficiente e comprometida com a valorização dos servidores e com o cumprimento das normas, garantindo benefícios que impactam diretamente na qualidade da segurança pública e no desenvolvimento da região.