A Câmara Municipal de Camocim aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcos Coelho (Republicanos), que institui o Dia Municipal da Pastora e do Pastor Evangélico, a ser celebrado anualmente no segundo domingo de junho. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.
O texto prevê, ainda, homenagens anuais a dois líderes religiosos, um homem e uma mulher, escolhidos em conjunto com o Conselho de Pastores de Camocim.
O projeto deverá seguir para sanssão da prefeita Betinha.
Confira a justificativa do autor do projeto
" O Dia do Pastor Evangélico é comemorado no segundo domingo de junho. A data foi instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio da Lei nº 14.970, de 2024.
Esta data é uma homenagem aos líderes religiosos das igrejas cristãs protestantes, responsáveis por ajudar a guiar os fiéis através dos ensinamentos bíblicos e de acordo com os princípios da doutrina protestante. A Bíblia apresenta a importância dos pastores e atividades que desempenham, como o Apóstolo Paulo escreveu: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver." (Hebreus 13:7).
Embora a origem da data seja desconhecida, muitos municípios oficializaram a comemoração devido ao crescente número de cristãos protestantes. De acordo com o IBGE, até 2010 o número de evangélicos no Brasil havia aumentado 61% ao longo de dez anos.
Portanto, nada mais justo, do que instituirmos essa data no calendário oficial do Município, para homenagearmos quem tanto contribui, espiritual e socialmente com nosso Município".
Carlos Jardel