Nos bastidores da política de Camocim, é amplamente conhecido que James do Gado e Sérgio Aguiar mantêm uma antipatia mútua. Inclusive, comenta-se que Sérgio teria investido significativamente para impedir a eleição de James – uma tentativa que não teve sucesso. Agora, o novo impasse surge porque James deseja a presidência do poder legislativo municipal de Camocim, mas, para isso, depende do apoio de Sérgio, pois não conta com o respaldo necessário entre os aliados.
Os votos decisivos pertencem ao vereador Emanoel Vieira, que é pré-candidato à reeleição e vem se articulando na base com esse objetivo. A questão é clara: se a votação for livre e espontânea, James tende a perder. Por isso, ele precisa que Sérgio Aguiar pressione sua bancada para garantir o apoio necessário.
O que pesa contra James? Ele é praticamente um analfabeto político, carece de qualificação técnica e, além disso, tem uma inclinação para conflitos com todos ao seu redor. Sua falta de controle emocional apenas agrava essa situação, tornando-o uma figura difícil de apoiar.
Carlos Jardel