O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comemorou a redução dos índices de criminalidade no estado, destacando a diminuição dos homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e em todo o estado. Segundo ele, o número de homicídios caiu 39,5% na RMF em outubro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto no estado a redução foi de 8,5%.
Ele atribuiu essa queda à intensificação das ações de segurança pública, como o aumento da presença policial nas ruas em horários e locais específicos, onde os crimes eram mais frequentes, além do trabalho conjunto do Comitê de Segurança. O governador ressaltou que essas medidas mais ostensivas, aliadas a um esforço integrado, já estão mostrando resultados positivos.
Elmano de Freitas falou também nos casos de violência contra as mulheres, em que os agressores foram julgados e condenados. Ele se comprometeu a continuar trabalhando para reduzir ainda mais os índices de violência, fortalecendo as forças de segurança e ampliando as ações para garantir a segurança da população cearense. Ele também enfatizou que os avanços registrados até o momento são sinais positivos, mas que é preciso seguir firme no caminho da prevenção e do combate ao crime.
Carlos Jardel