O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Chaval tomou uma medida enérgica contra a propagação de fake news e ataques injustos aos aliados do atual prefeito, Sebastiãozinho. O partido ingressou com uma ação na justiça para identificar e responsabilizar os administradores de perfis falsos que têm espalhado mentiras, prejudicando a imagem do prefeito e influenciando negativamente a população chavalense.
A ação foi acolhida pelo juiz da comarca, que determinou que o Instagram fornecesse todas as informações relativas às páginas envolvidas na disseminação de conteúdo falso. Em resposta à decisão judicial, a empresa apresentou o número de telefone vinculado à página intitulada chaval_atualidades. Após investigação, constatou-se que a foto do perfil do WhatsApp associada a esse número pertencia à filha da ex-prefeita Janaline Pacheco.
Além disso, o Instagram forneceu o número do IP utilizado para acessar o perfil. As informações revelaram que a rede à qual o IP estava vinculado estava registrada em nome de Paulo Sérgio de Almeida Pacheco, candidato a prefeito, e de Larissa de Almeida Silva, esposa do ex-prefeito Francisco Carneiro Pacheco Neto. Esses dados reforçam as evidências do envolvimento direto de ex-prefeitos do município de Chaval com a criação e manutenção de perfis fakes, o que tem sido amplamente interpretado como parte de uma estratégia de desinformação.
Com a documentação em mãos, o processo foi encaminhado ao Ministério Público, que agora tem a missão de responsabilizar criminalmente os envolvidos na disseminação de mentiras e na tentativa de manipulação da opinião pública no município de Chaval.
Processo n. 0600033-91.2024.6.06.0108
Carlos Jardel
com informações do Portal Granja Online