Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams, que deveriam ter retornado à Terra em 12 de junho, podem voltar ao nosso planeta somente em fevereiro 2025 — caso a cápsula Starliner ainda seja considerada insegura.
A informação foi dada por funcionários da Nasa, a agência espacial norte-americana, nesta quarta-feira (7).
"Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", disse Wilmore no último mês.
Vale lembrar que o retorno dos astronautas já foi adiado por três vezes.
Ainda segundo a Nasa, estão sendo discutidos planos potenciais com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon, que recebeu a aprovação da Nasa para voos de astronautas em 2020.
Decolagem em junho
A nave decolou da Flórida em 5 de junho levando astronautas a bordo pela primeira vez, depois de duas tentativas anteriores terem sido frustradas logo após o lançamento.
Vários problemas causaram o cancelamento das tentativas anteriores de lançamento tripulado, em 6 de maio e 1º de junho. Os veteranos astronautas da Nasa, Butch Wilmore e Suni Williams, embarcaram na cápsula Starliner na jornada rumo à Estação Espacial Internacional.
Diário do Nordeste