Existe inclusão nas escolas do município de Camocim? - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 15 de maio de 2024

Existe inclusão nas escolas do município de Camocim?


Postado por Pais Atípicos Camocim


Em 18 de julho de 2023 o Ministério Público fez uma recomendação para que a prefeitura de Camocim adotasse uma educação inclusiva nas escolas do município.


A pergunta que não quer calar é: o que realmente foi feito de lá para cá?


Pelo visto, pouca coisa! E não é difícil constatar isso, basta visitar uma escola e interrogar diretores e professores sobre o que é inclusão. Aliás, basta observar a arquitetura da escola que você verá que inclusão ali passa longe.


A inclusão escolar não deve ser um conceito vazio, mas uma REALIDADE palpável em nossas escolas. Entretanto, em Camocim, essa realidade ainda é distante. Professores e diretores precisam de formação de qualidade para compreender verdadeiramente o que é inclusão e como implementá-la na prática.


A formação precária é evidente na falta de recursos, metodologias inclusivas e acolhimento adequado aos alunos com deficiência (seja ela visível ou oculta). Isso tem consequências graves, como baixa autoestima, e privar esses alunos do direito à educação e ao desenvolvimento pleno.


Clamemos por uma fiscalização rigorosa das autoridades competentes (vereadores) e da sociedade em geral.


Exijamos que a formação dos professores sobre inclusão seja de fato efetiva, monitorada e aprimorada, garantindo que as práticas inclusivas aconteçam de verdade em nossas escolas.


Só assim, poderemos garantir que a inclusão não seja apenas uma palavra vazia, mas uma realidade transformadora para todas as crianças e jovens de Camocim.