Enem 2024: datas das provas são divulgadas; confira - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 13 de maio de 2024

Enem 2024: datas das provas são divulgadas; confira


Segundo calendário divulgado pelo Inep, o Enem acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. Interessados em participar do certame poderão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, pela Página do Participante.


Assim como no ano passado, a taxa de inscrição continua sendo R$ 85. O pagamento poderá ser efetuado de 27 de maio até o dia 12 de junho, via boleto, PIX ou cartão de crédito.


O Inep divulgará, ainda nesta segunda-feira, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O Instituto publicou um edital específico para essas solicitações e para as justificativas de ausência. A aprovação da isenção e da justificativa de ausência não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever para participar do exame.


Calendário 


1º Domingo (3/11)


  • 45 questões de Linguagens (40 de Língua portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol);
  • 45 questões de Ciências Humanas;
  • Redação.


2º Domingo (10/11)


  • 45 questões de Matemática;
  • 45 questões de Ciências da Natureza.


Horários de aplicação:


  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30


Provas do Enem 2024


O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


GC+