Quixadá terá voos da Azul a partir de julho; operações são inéditas e ocorrem duas vezes por semana - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 1 de abril de 2024

Quixadá terá voos da Azul a partir de julho; operações são inéditas e ocorrem duas vezes por semana


A partir de julho deste ano, o Aeroporto de Quixadá vai receber dois voos semanais para Fortaleza da companhia Azul Conecta. A informação foi anunciada com exclusividade à coluna nesta segunda-feira (1º). Será a primeira vez que o município recebe voos comerciais. 


Os voos iniciam no dia 8 de julho e ocorrem às segundas e quintas, saindo de Fortaleza às 13h15 e pousando em Quixadá às 14h05. Já o retorno acontece às 14h30, com chegada às 15h20 na capital cearense.


Quixadá será a oitava base da Azul Conecta no Ceará. A companhia já opera de Fortaleza para Cruz (Jericoacoara), São Benedito, Sobral, Crateús, Iguatu e Aracati. 


A rota será operada com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.


Visita técnica


A Azul Linhas Aéreas já havia realizado no dia 25 de março uma visita técnica ao aeroporto de Quixadá. A visita serve para a equipe da Azul conhecer o aeroporto em amplo sentido e foi um passo importante para que a subsidiária Azul Conecta decidisse pela implementação de voos comerciais no terminal. 


No mesmo dia, a coluna recebeu relatos de fontes informando a provável oportunidade de Quixadá ser nova base da companhia sub-regional. 


Tivemos informações também que na visita a Azul apontou algumas necessidades operacionais. Ademais, a Prefeitura de Quixadá teria catalisado as negociações para a chegada de voos comerciais na cidade.


O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, expressou em uma postagem no Instagram o compromisso da administração municipal em apoiar a iniciativa. "Nos colocamos à disposição para, junto aos demais órgãos competentes, contribuir para que o município possa receber essa importante conquista e assim se consolidar na rota turística do estado", afirmou Silveira. 


A abertura de uma futura base em Quixadá, corrobora com o que compartilhou conosco a Conecta em 2023: crescer em 20%, o número de destinos voados na região Nordeste.


Turismo em Quixadá


Quem visitar Quixadá vai se espantar com a beleza natural das suas formações rochosas, como a Pedra da Galinha Choca.


O ecoturismo é uma das tendências do município que possui a Serra do Estevão. Também é conhecida por suas festas tradicionais, como o carnaval e o Quixadá Junino. Localizada a 167 quilômetros de Fortaleza, a cidade é a maior da região do Sertão Central do Ceará.


Segundo último censo realizado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Quixadá possui mais de 84 mil habitantes e será a 2ª maior base em termos populacionais, atrás apenas de Iguatu, no Centro-Sul cearense.


Resultados da Conecta


Na média do país a subsidiária ainda não conseguiu se consolidar, ainda que haja exemplos de grande movimentação e aceitação das operações, como a Rota entre Congonhas-SP e Jacarepaguá-RJ. A média geral de ocupação de janeiro e fevereiro de 2024 é da ordem de 30%.


Para as bases do Ceará, a ocupação média um pouco pior, por volta de 27%. 


Como já trabalhamos em colunas passadas, o resultado ruim pode estar ligado a preços inadequados, más conexões da Conecta em centros como Fortaleza, dias e horários não-ideais. Fala-se ainda que a população média ainda não se acostumou com a ideia de voar Cessna Caravan.


Certamente a Conecta possui meios para melhorar essa estratégia!


Com Quixadá, dá-se mais um importante passo para a interiorização do turismo no Ceará. O estado realmente possui infraestrutura aeroportuária bem acima da média do Nordeste. Do lado da Secretaria de Turismo do Ceará, porém, precisa haver mais divulgação desses voos regionais.


Diário do Nordeste