O presidente Lula está cumprindo agenda no Nordeste. Nesta sexta-feira, 5/5, fará a quarta visita ao Ceará, em seu terceiro mandato.
Durante pronunciamento que antecedeu a visita, em entrevista ao seu programa semanal de rádio, o presidente fez uma revelação na qual diz que a região passou a ser discriminada a partir da chegada da coroa portuguesa ao Brasil. “Dom João VI colocou o Nordeste em segundo plano”, disse Lula, para justificar futuros e pesados investimentos na região.
Segundo Lula, a seca e a pobreza levaram a coroa portuguesa a deixar o Nordeste de lado. “É preciso reconhecer essa dívida, a discriminação, e compensar a região”, comentou.
Existe uma clara diferença em termos de desenvolvimento entre os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Nordeste. A dívida de alguns estados explica. Os do Sudeste e Sul devem cerca de R$ 780 bilhões.
Lula poderia ser sincero com o Nordeste, utilizando a caneta e não as palavras. Precisa garantir para os nordestinos mais de R$ 1 trilhão em investimentos para infraestrutura. A região precisa de uma transformação econômica.
Via blog do Roberto Moreira