Evandro Leitão garante maioria no PT e abre vantagem para ser candidato a prefeito de Fortaleza - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 8 de abril de 2024

Evandro Leitão garante maioria no PT e abre vantagem para ser candidato a prefeito de Fortaleza


O Partidos do Trabalhadores (PT) definiu, neste domingo (7), a distribuição das 200 vagas dos delegados que irão escolher, no próximo dia 21 de abril, em um Encontro Municipal da sigla, o candidato petista à Prefeitura de Fortaleza. Entre os pré-candidatos, Evandro Leitão (PT) é o que, atualmente, reúne apoio da maior quantidade de delegados de diferentes chapas.


Dos 200 eleitos neste domingo, 59,2% são das alas do PT que apoiam o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 


Além dele, a deputada federal Luizianne Lins (PT) recebeu apoio de 29% delegados, membros da corrente da parlamentar e de outras correntes no partido.


O deputado estadual em exercício e presidente do diretório municipal, Guilherme Sampaio, tem apoio de 9,8% delegados. Já a deputada estadual Larissa Gaspar tem apoio de 1,8%.


Há ainda um quinto pré-candidato petista à Prefeitura, o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno. Até o momento, ele não recebeu apoio de nenhuma corrente do partido. Os números exatos de quantos delegados apoiam cada pré-candidato ainda não foi divulgado pela sigla.


RESULTADO ELEITORAL


Ao todo, 5,8 mil filiados ao PT participaram da eleição neste domingo, que começou às 8h e seguiu até 17h. Confira o resultado das urnas: 


Chapa 100 (Apoia Luizianne Lins): 1.686 votos (29%)

Chapa 110 (Apoia Evandro Leitão): 1.442 votos (24,81%)

Chapa 120 (Apoia Evandro Leitão): 797 votos (13,71%)

Chapa 150 (Apoia Evandro Leitão): 642 votos (1,04%)

Chapa 180 (Apoia Evandro Leitão): 564 votos (9,70%)

Chapa 123 (Apoia Guilherme Sampaio): 572 votos (9,84%)

Chapa 140 (Apoia Larissa Gaspar): 110 votos (1,89%)


DEFINIÇÃO


Com os delegados do partido, o PT se encaminha para a definição da disputa interna. Até o próximo dia 21 de abril, os pré-candidatos poderão tentar reverter desvantagens, rever apoios, articular alianças e até recuar de pré-candidaturas.


No dia do Encontro, os 200 delegados irão defender suas teses e tentar convencer outros integrantes do colegiado. No fim, haverá novamente uma votação — que tradicionalmente é secreta — e restrita aos delegados eleitos neste domingo. No mesmo dia, será anunciado o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza.


REPERCUSSÃO ENTRE PRÉ-CANDIDATOS


Ao lado de aliados, Evandro Leitão discursou na sede do PT assim que sua vantagem foi anunciada.


"A partir de agora, já falei com a deputada Larissa Gaspar, já tentei falar com a deputada Luizianne, vou atrás dela, da querida companheira Luizianne. Aqui, não tem vencedores e nem derrotados, aqui o maior vencedor chama-se Partido dos Trabalhadores. A unidade é fundamental para o Partido dos Trabalhadores"

EVANDRO LEITÃO

Pré-candidato a Prefeitura de Fortaleza


Com a chapa mais votada individualmente na disputa — já que Evandro obteve maioria aglutinando apoio de quatro chapas —, Luizianne Lins se pronunciou por meio de nota, na qual comemora seu desempenho nas urnas.


"A vitória da chapa 100 representa a vontade e a mobilização da maioria dos filiados e filiadas do PT de Fortaleza. Por isso, é muito importante que essa vontade seja respeitada para garantir a representatividade e a democracia interna do partido. Espero que a vitória de hoje traga união e força para continuar lutando pelos ideais do partido", escreveu.


A petista fez ponderações sobre a disputa interna na sigla. "São preocupantes as influências externas que invadiram a integridade dos processos internos do PT. Nossa democracia interna sempre foi um pilar essencial para a credibilidade e representatividade do partido", concluiu.


Pré-candidato e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio parabenizou os correligionários pela disputa, especialmente Evandro Leitão pela vantagem conquistada.


"Quero parabenizar a todos os representantes das sete chapas que se apresentaram neste processo eleitoral, parabenizar os pré-candidatos e pré-candidatas que participam a animam essa discussão que faz o PT diante da responsabilidade política de apresentar ao povo de Fortaleza uma alternativa popular e democrática para a nossa gestão municipal", disse o dirigente.


5,8 MIL petistas participaram a votação neste domingo (7)


Logo após o fechamento das urnas, Larissa Gaspar agradeceu aos aliados. “Considero essas eleições um primeiro passo para construir uma força de renovação dentro do PT. Mesmo diante das  dificuldades decidimos manter nossa pré-candidatura”, disse.


“Fugimos do debate personalista e apresentamos propostas concretas em diversas áreas”, ressaltou. Ela também defendeu a renovação do PT. “Para que o partido seja mais democrático e aberto para a sociedade, acolhendo novos filiados e reencantando muitos que já não se sentem mais representados”, concluiu.


ALIADOS


Um dos fiadores da candidatura de Evandro Leitão, o líder do Governo Lula na Câmara de Fortaleza, José Guimarães, defendeu a unidade do partido.


“Eu sou defensor da tese de que a unidade do PT é uma condição muito importante para a gente vencer a eleição de Fortaleza e nós vamos trabalhar para garantir essa unidade. Qualquer que seja o resultado matemático, o que é importante politicamente é o PT estar unido”, disse.


“Vamos estar preparados para dialogar com todo mundo. Dialogar, dialogar, dialogar e evitar qualquer rachadura que possa dificultar a nossa unidade inteira (...) Isso aqui faz parte da cultura do PT, não tem esse negócio de racha, não, isso aqui é parte da cultura do PT, o PT é assim, democrático, as chapas disputam e, ao final, o PT é um partido nacional que preserva a sua unidade e a sua história, não tem nada de racha”, concluiu.


O secretário Arthur Bruno foi procurado, mas não foi localizado pela reportagem.


Diário do Nordeste