A professora Rejane Lima, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) João da Silva Ramos, em Camocim, escreveu um artigo baseado em sua pesquisa etnogeomorfológica na comunidade do Guriú, o qual foi publicado na renomada Global Journals Inc, revista internacional de Geografia.
Segundo a professora Rejane, a Etnogeomorfologia é um novo ramo da Geografia que se dedica a estudar a percepção e interação das comunidades tradicionais com o relevo em que vivem.
Para conduzir sua pesquisa, foi necessário realizar inicialmente um levantamento dos aspectos geográficos do local por meio de trabalhos científicos de campo. Posteriormente, ocorreu a coleta de informações junto à comunidade pesqueira. Para as entrevistas com os pescadores, a professora precisou permanecer uma semana hospedada na própria comunidade, registrando não só as entrevistas, mas também o cotidiano do trabalho dos pescadores locais.
"A experiência de coletar dados com a comunidade foi extremamente proveitosa, repleta de interação e aprendizado, pois a comunidade local demonstrou-se muito receptiva e colaborativa", destacou a professora Rejane.
Recentemente, a professora Rejane Lima obteve o título de Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sua dissertação recebeu Menção Honrosa pela Academia e foi aprovada com o título de tese autoral.
Clique AQUI ou AQUI para ler o artigo.
Carlos Jardel