Dim Brinquedim: "e o mercado que de fato é usado pelos camocinenses, continua em estado de abandono" - Revista Camocim

Clique na imagem e fale com a gente

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Financiamento a partir de R$160 mil.Venha conversar com a gente. Clique na imagem.


Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Dim Brinquedim: "e o mercado que de fato é usado pelos camocinenses, continua em estado de abandono"

"Uma interferência bizarra de uma estrutura anacrônica de ferro já se deteriorando pela ferrugem"," disse o artista camocinense.



“Hoje visitando o mercado público de Camocim, um patrimônio histórico e arquitetônico dos camocinenses, tive uma grande decepção! Foi feita uma interferência bizarra de uma estrutura anacrônica de ferro já se deteriorando pela ferrugem, que dizem ter custado milhões. E o mercado que de fato é usado pelos camocinenses, continua em estado de abandono, sem nenhuma estrutura sanitária, sem nenhum reparo das estruturas de sustentação, sem acessibilidade para pessoas com deficiência, uma vergonha! É grande o desrespeito dos gestores para com os cidadãos que utilizam o mercado diariamente. É constrangedor receber um turista no mercado. Esses gestores são nocivos aos cidadãos, ao patrimônio arquitetônico e aos visitantes de Camocim!” — Dim Brinquedim.


O 'Artista Plástico Brincante' Antonio Jader Pereira dos Santos, conhecido nacionalmente como Dim Briquedim, camocinense, é uma das figuras mais importantes da arte e da cultura cearense. É um dos que mais propaga o nome de Camocim para o Brasil e Mundo.


Sua crítica, referente ao Mercado, é construída com o tom zeloso de um apaixonado pelo município e com perspectivas de dias melhores. É completa! Denúncia em poucas linhas, e, ao mesmo tempo, o descaso com a história de Camocim e com sua cultura material e imaterial, relevando ainda a irresponsabilidade politica dos governantes, fator que impossibilita o saudável desenvolvimento econômico e a consequente melhora na qualidade de vida da população. 


Sobre o Artista.


'A obra de Dim é referência para trabalhos e vivências educativas, abordada em pesquisas acadêmicas realizadas por pesquisadores de várias universidades brasileiras, e, em livros didáticos, publicados por diversas editoras de destaque nacional'.  


No ano de 2013, Dim Brinquedim recebeu uma homenagem da Escola de Samba, acadêmicos do Cubango, de Niterói. O desfile da Escola trouxe para a Sapucaí um carro alegórico inspirado em sua obra. E, em 2019, a Escola de Samba União da Ilha do Governador, também, prestou uma homenagem a Dim, e levou para Sapucaí uma alegoria inspirada em seu trabalho.


O espaço que alberga a maior coleção da sua obra, o Museu Brinquedim, em Pindoretama, Ceará, recebe, anualmente, milhares de visitantes. Confira a biografia completa do artista AQUI


Carlos Jardel