Inquietação, agitação e expectativas sobre os resultados da reunião da Executiva Nacional do PDT que, nesta quarta-feira, deve adotar uma decisão ainda mais cáustica em relação à rebelião dos dissidentes do partido no Ceará. O encontro, em Brasília, será realizado às 18 horas. O site errou ao registrar que a reunião seria às 8 horas da manhã.
Os dissidentes, sob o comando do senador Cid Gomes, decidiram se antecipar ao encontro do comando nacional e se reúnem, também, nesta quarta-feira, em Fortaleza. A reunião, que começa às 8 horas, na sede regional da sigla. As reuniões aumentam ainda mais a tensão nos bastidores do PDT.
Há duas semanas, como conta, no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Alberto, os dirigentes nacionais abriram o processo de intervenção no Diretório Estadual para afastar do comando da sigla o senador Cid Gomes que, contrariando às diretrizes do partido, estava deixando o PDT ainda mais perto do Palácio da Abolição.
CONFLITOS E RANCORES
A briga coloca em lados opostos os aliados do grupo comandado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes, que quer o PDT longe da administração estadual.
O grupo tem como expoentes o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o ex-prefeito Roberto Cláudio. Como porta voz dessa corrente, está o deputado federal André Figueiredo, Presidente da Executiva Nacional.
A expectativa é de que sejam definidos os nomes da comissão provisória que irá cuidar dos rumos do PDT no Ceará, ficando, assim, oficializada a intervenção no Diretório Estadual.
A medida é extrema e deixará o PDT com portas abertas para a saída de dezenas de prefeitos, de 10 deputados estaduais e deputados federais. As defecções ocorrerão a curto, médio e longo prazo.
Ceará Agora