Os prefeitos têm até o dia 10 de novembro para o envio ao Ministério de Cidades com projetos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, chegou a manifestar preocupação sobre o baixo número de projetos enviados pelos municípios.
O repórter Sátiro Sales, ao participar, nesta sexta-feira (3), do Jornal Alerta Geral, destaca que, quem perder a oportunidade de incluir obras nessa primeira fase do PAC no Governo Lula, só poderá fazê-lo agora para a próxima remessa de obras, em 2025.
O jornalista Beto Almeida, em seu comentário, afirma que, em muitos casos, as prefeituras encontram dificuldades para elaboração técnica dos projetos que contentam os municípios com obras a serem realizadas nessa nova fase do PAC.
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, com transmissão para 20 emissoras de rádio do Interior e pelas redes sociais do @cearaagora.
SEM DADOS REAIS
O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Júnior Castro, tem alertado, por meio de mensagens, aos gestores municiais sobre o prazo para apresentação dos pedidos de obras que, no segmento de cidades sustentáveis, tem um orçamento de R$ 609 bilhões até 2026.
Segundo o Ministério das Cidades, para todo o Brasil, são, pelo menos, R$ 65 bilhões e 400 milhões em obras do Minha Casa, Minha Vida; Financiamento Habitacional; Periferia Viva (urbanização de favelas); Mobilidade Urbana Sustentável; Gestão de Resíduos Sólidos; Prevenção a Desastres, Contenção de Encostas e Drenagem e Esgotamento Sanitário.
Ceará Agora