O município de Granja conquistou o 1º lugar no ranking do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) Anuário do Ceará - Ipece, no grupo populacional 2, que abrange os municípios com população acima de 50 mil e menor que 100 mil habitantes.
"Esse é um reconhecimento merecido para toda a gestão. Por isso, parabenizo especialmente o prefeito Aníbal Filho e toda a sua equipe, que vem demonstrando um grande comprometimento e excelência no planejamento, recursos financeiros, serviços e transparência", comemorou o deputado estadual Romeu Aldigueri.
O parlamentar estadual destacou ainda que "os cearenses precisam saber que o ICGM não é um singelo número. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), ligado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), é feito com método e rigor, então serve de prêmio e provocação".
Ainda conforme o deputado, 'o ranqueamento, tal qual acontece na educação, quando apropriado pela sociedade, se transforma em motor da benéfica cobrança, ou seja, aquela proferida pela comunidade que quer avançar e não deixar que populismos deteriorem a gestão. Isso é bom para o resultado da gestão, isso é bom para o estado'.
"O estudo se baseia em quatro dimensões: planejamento, recursos financeiros, serviços e transparência. Dimensões que há 20 anos sequer teríamos algo consistente a apresentar, pois, de forma geral, nossa linha evolutiva na gestão pública profissional ainda chegava aos municípios mais pobres. Não é pouca coisa hoje, portanto, estarmos debatendo essas abordagens e vencendo barreiras antes inimagináveis, a exemplo da exemplar responsabilidade fiscal do estado", explica Aldigueri.
O deputado Romeu Aldigueri, ex-prefeito de Granja, também destacou que no Nordeste, na totalidade, há muito abandono e busca de poder sem o devido cuidado com o resultado.
"Por isso tanta descrença, tanta desesperança, tanto distanciamento da política. Mudar esse cenário não é fácil, mas não desistiremos de lutar, de seguir avançando e apresentando ao Brasil, exemplos como esses que nos orgulham", pontuou.
Carlos Jardel