A Câmara de Vereadores de Camocim irá prestar homenagem ao saudoso Antônio Marcos de Oliveira, conhecido no município e em toda a região como Toinho o Rei da Panelada, nome carinhoso adquirido devido a merecida fama do seu estabelecimento comercial, restaurante e bar, que servia de forma referencial o famoso prato nordestino. Era Rei porque também mantinha excelência no atendimento.
A homenagem In Memoriam foi proposição do vereador Rosivan Nascimento, vizinho de infância e amigo da família, na rua Antônio Zeferino Veras, nas proximidades da Igreja São Francisco, onde, até os dias atuais, residem os familiares do Rei da Panelada.
Toinho era natural do Rio Grande do Norte, da cidade de São Miguel. Em 1982 veio para Camocim fugindo da violência de São Paulo com sua esposa e dois filhos, Claudia Faustino de Oliveira e Marcos Antônio de Oliveira.
Por muitos anos manteve um comércio no Mercado de Camocim, vindo se estabelecer em 1989 na Antônio Zeferino Veras onde a família cresceu com a chegada de seus filhos mais novos, Carlos Antônio de Oliveira e Clarice Faustino de Oliveira.
Morreu aos 63 anos, no dia 26/09 /2018. Foi sepultado em Camocim, cidade que amava, com infinita gratidão, por ter lhe dado condiçoes dignas para o sustento de sua família, além de sussesso, fama profissional e milhares de amigos.
A FILHA HOMENAGEADA
Cláudia Faustino nasceu no dia 17 de abril de 1983, em São Paulo. Veio para Camocim, onde mora há 38 anos, com 1 ano e seis meses de nascida.
Iniciou o Ensino Fundamental em escola pública e concluiu no ensino privado, no Instituto São José. Cursou o Ensino Médio no Colégio Georgina Leitão Macedo. Formou-se em letras, com habilitação em língua portuguesa e inglesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Na juventude, nos anos 90, e inicio dos anos 2000, Cláudia atuou fortemente em grupos culturais da tradição junina, dentre eles a Quadrilha Pastoral, fruto da PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular, da Igreja Católica.
Antes de ingressar no Magistério, a primogênita do Rei da Panelada, atuou na Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, período em que também participou de importantes conselhos municipais, chegando a presidir o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Como professora na rede publica, durante o período de 2002 a 2004, foi gestora da Escola de Ensino Fundamental Murilo Aguiar Filho [antigo Nosso Lar] marcando sua gestão com o melhor resultado do Spaece 5° ano, resultado que compartilha com a equipe de profissionais que dirigiu na época.
Muito embora lecionando na rede estadual de ensino, a homenagedada criou um cursinho preparatório, o Faustino Cursos, que funciona no histórico prédio da familia, que por décadas, na faixada, estampava o nome: Restaurante Toinho, o Rei da Panelada".
Claudia, sem dúvidas, é a Paulista mais camocinense que existe no Brasil.
Carlos Jardel