Camocim precisa se libertar - Revista Camocim


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 12 de setembro de 2023

Camocim precisa se libertar


Por Frota Neto


Na  minha cidade querida, Camocim, encontro pessoas esperançosas, otimistas com a politica e com os políticos de suas preferências, mas também testemunho um elevado número de descrentes, pessoas simples e humildes, que já entregaram os pontos. Isso não é bom. É sinal de que foram maltratados, violentados nos seus sagrados direitos constitucionais. É sinal que as coisas precisam melhorar. 


A respeito dos cidadãos eleitores que se renderam à fadiga imposta pelos que detém o poder político, digo: a culpa não é deles! Apenas foram cansandos pela prática da corrupção, promovida por desonestos, que usam o poder que receberam do povo apenas para benefício próprio, para o enriquecimento ilícito. 


Minha nossa Senhora,  quem não cansa um dia de tanta enganação, do tipo que aos berros, em palanques eleitorais, promete:  "vai ter estaleiro, vai ter empregos", vai ter isso e aquilo, qualidade de vida etc e tal? 


Quem não cansa do constrangimento de esperar, sem conseguir, horas e horas, dias e meses, para falar 5 ou 10 minutos com a chefe do poder executivo, muitas vezes em busca de um 'contratinho', ou até mesmo de uma ajuda para a compra de um remédio ou alimentação?  Quem??


Foi-se uma década, e quem era jovem hoje é adulto, quem era criança, hoje é adolescente e quem acreditou não mais acredita, porque nada do que fora prometido foi cumprido.  E foi  o tempo, o senhor da razão, que se encarregou de provar que quem prometeu, na realidade, mentiu!, enganou as pessoas para chegar ao poder e utilizar essa estrutura para maltratar o povo.


Em outras palavras, o projeto de quem mente nunca é político. Não é projeto coletivo. É projeto pessoal que, bem sucedido, apresenta resultados catastróficos, principalmente para os mais pobres.


As palavras de ordem precisam ser agora: Chega! Basta! Camocim tem um potencial enorme. Falta compromisso dos políticos com o povo. A perpetuação do atual projeto  comandante da prefeitura, se um dia teve algo de bom a oferecer aos camocinenses, nunca ofereceu, e daqui  pra frente, pior ainda. 


Com a aproximação da campanha eleitoral,  no próximo ano, sem tempo hábil para qualquer reconciliação,  tudo o que os políticos do governo podem oferecer ao povo são mentiras, as famosas promessas enganosas. 


Aos cansados, pode parecer clichê, mas para falar de política, uso com frequência o entendimento milenar que ensina: “Quem não gosta de política, está condenado a ser dirigido por aqueles que gostam”.


Por tanto, é preciso descansar, mas com o senso de justiça e do dever cumprido de quem não desistiu da luta por um Camocim livre e governado pelo povo.