Sobral caminha para figurar, ao final de 2024, como primeira cidade do Brasil com 100% dos alunos em tempo integral - Revista Camocim

Se inscreva nosso canal no YouTube


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 1 de junho de 2023

Sobral caminha para figurar, ao final de 2024, como primeira cidade do Brasil com 100% dos alunos em tempo integral


Uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo destaca o bom exemplo da cidade de Sobral como primeiro lugar do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e por traçar metas para oferecer educação em tempo integral a todos os 35 mil alunos da rede municipal.


De acordo com a reportagem, com um total de 85 escolas, Sobral quer universalizar, até o fim de 2024, a sua cobertura de ensino integral, atualmente em 30%. Segundo o Secretário de Educação do Município, Herbert Lima, no início do ano letivo de 2024, a cidade alcançará 62% de cobertura e, até o fim do ano, chegando a 100% dos alunos em tempo integral.


O combate à evasão escolar, maior volume de investimentos em parceria com os Governos Estadual e Federal, melhoria e ampliação do número de beneficiados com a merenda escolar, mais verbas para aquisição de material didático, mais professores e novas salas de aulas construídas estão entre as ações e os desafios para deixar a cidade de Sobral no topo do ensino público do País.


As transformações no ensino público do Ceará, que tem Sobral como um dos bons exemplos, ganharam um novo rumo a partir de 2015 no Governo do atual Ministro da Educação, Camilo Santana. O cenário de mudanças teve outro nome de expressão: atual Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, que exerceu o cargo de Secretária de Educação do Município de Sobral e, em seguida, Secretária de Educação do Estado.


Izolda ocupou os cargos na gestão Cid Gomes no Município e, em seguida, no Estado. A semente plantada floresceu e a cidade de Sobral colhe hoje bons frutos na área do ensino como uma das principais referências para o País. Atualmente, o Município é administrado pelo prefeito Ivo Gomes (PDT).


MODELO DE ENSINO


Dentro do modelo adotado pelo Município de Sobral, os alunos permanecem por 9 hora na escola, sendo oito tempos de 50 minutos, dois intervalos de 20 minutos e 1h20min para almoço. A agenda tem conteúdos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes e Formação Humana.


Ganha destaque, ainda, nesse modelo, a filosofia de ações para melhorar o desempenho dos estudantes e autoestima, que passam por um projeto de vida, o protagonismo juvenil, a metodologia de pesquisa e as disciplinas eletivas. Outro ponto que ganha ênfase é a organização da rotina extraclasse dos alunos, com acompanhamento das atividades em cada dia da semana – do tempo gasto no celular ao período de sono, tudo é medido pela escola.


Ceará Agora