Inscrições do Enem 2023 começam nesta segunda-feira (5); saiba como participar - Revista Camocim

Clique na imagem e se inscreva no nosso canal


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 5 de junho de 2023

Inscrições do Enem 2023 começam nesta segunda-feira (5); saiba como participar


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam nesta segunda-feira (5). Os interessados em participar do certame devem se candidatar virtualmente até o dia 16 de junho, através da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas deste ano devem ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 


Para inscrição, os estudantes devem desembolsar R$ 85 de taxa, que deve ser paga até o dia 21 junho. Ficam livre desta obrigação somente os indivíduos que conseguiram direito à isenção, que pode ser solicitada em abril. É importante frisar que os alunos dispensados do valor ainda devem se inscrever para garantir a participação no Enem 2023.


No primeiro domingo de aplicação das provas, os candidatos terão 5h30 para responder 90 questões objetivas de linguagens (português e inglês ou espanhol) e ciências humanas, além da redação. Já no domingo seguinte, são 5h para 90 perguntas sobre matemática e ciências da natureza. 


As notas do exame permitem acessar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiar a faculdade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.


PASSO A PASSO PARA SE INSCREVER NO ENEM 2023


1) ACESSE A PÁGINA DO PARTICIPANTEAs inscrições do Enem 2023 são feitas pela Página do Participante. Ao entrar no site, a assistente virtual "Nanda" lhe dará boas-vindas, explicará que na página é possível fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. Você terá que fazer o login no portal gov.br para iniciar a inscrição. Se não tiver cadastro, basta criar e retornar à Página do Participante


2) INFORME OS DADOS PESSOAIS


Após clicar na imagem, você terá que informar o seu CPF. Em seguida, será necessário digitar a data de nascimento.


É obrigatório que o número do CPF seja seu. Não é possível se inscrever com o documento de outra pessoa. A documentação servirá de identificação do participante durante todo o processo do Enem 2023 e também de outras edições, caso o estudante faça novamente a prova.


Na sequência, você terá que informar a cidade e o estado onde nasceu. Por último, a Nanda solicitará o CEP do local em que você mora. Quem não sabe pode procurar no site dos Correios. 


Com o CEP preenchido, você verá o nome de sua cidade e seu bairro. Basta preencher o número e o complemento (opcional).


3) LÍNGUA ESTRANGEIRA


Para a prova de Linguagens códigos e suas tecnologias, o estudante precisa selecionar um entre dois idiomas, já no processo de inscrição: inglês ou espanhol.



4) ESCOLARIDADE


Também será necessário que o participante preencha com algumas informações pessoais, referentes à escolaridade, se está cursando ou não o ensino médio, se já é formado ou se não concluiu e não está cursando o ensino médio.


5) TAXA DE INSCRIÇÃO


Após o envio de informações adicionais, o participante deve preencher um questionário de 20 questões sobre a sua situação socioeconômica.


Se o candidato não conseguiu a isenção da taxa de inscrição, é necessário efetuar o pagamento do valor de R$ 85.


CONFIRA O CALENDÁRIO ENEM 2023:


  • Inscrições: 5 a 16 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de junho
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 5 a 16 junho
  • Resultado das inscrições: 26 de junho
  • Recurso de inscrição: 26 a 30 de junho
  • Resultado do recurso: 5 de julho
  • Provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro



Diário do Nordeste