Romeu Adigueri: Parque das Carnaúbas: o maior santuário ecológico do Ceará! - Revista Camocim

Se inscreva nosso canal no YouTube


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 31 de maio de 2023

Romeu Adigueri: Parque das Carnaúbas: o maior santuário ecológico do Ceará!


Na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará reforçamos e ressaltamos a importância da implementação do Parque Estadual das Carnaúbas. Queremos a efetivação do parque.


Ele foi criado no ano de 2006 por uma demanda do Banco Mundial para proteger e preservar uma área de 10 mil hectares de Caatinga. A maioria das unidades de conservação à época eram de usos sustentável no litoral, não protegendo o nosso maior bioma.


Nós não temos até hoje um plano de manejo, uma gerência do parque morando lá, fiscais, técnicos, veículos, implementos turísticos, sinalização e trilhas oficiais.


Queremos também o aumento da área incorporando a serra das flores e serra da ubatuba. Que sejam utilizadas as medidas de compensação ambiental conforme previsto na Lei 9985/00 que criou o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação nessa área de proteção integral que é a maior e mais importante do ponto de vista biológico e da biodiversidade do estado conforme estudos já publicados pelo Ministério do Meio Ambiente. 


O Parque das Carnaúbas é um berço das águas, uma Chapada Diamantina encravada no Ceará, são dezenas de cachoeiras, banhos, rios, cânions, grutas, cavernas, espécies endêmicas. 


O Parque das Carnaúbas é a última fronteira 100% virgem do estado do Ceará. É um santuário ecológico. 


Romeu Aldigueri, deputado estadual - CE.