Polícia Militar do Ceará completa 188 anos com entrega de novo complexo de saúde e ambulâncias - Revista Camocim

Clique na imagem e se inscreva no nosso canal


Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 25 de maio de 2023

Polícia Militar do Ceará completa 188 anos com entrega de novo complexo de saúde e ambulâncias



Em comemoração aos 188 anos da Polícia Militar do Ceará, o Governo do Estado inaugurou na manhã desta quarta-feira (24), em Fortaleza, a nova sede da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE e entregou três ambulâncias. O local abriga um novo Complexo de Assistência Biopsicossocial, Odontológica e Laboratorial para atender policiais bombeiros e militares, dependentes e funcionários civis. A solenidade contou com as presenças da vice-governadora Jade Romero; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do comandante-geral da Polícia Militar, tenente-coronel Klênio Savyo; e de outras autoridades.


O equipamento dispõe de dez consultórios multiprofissionais, onze consultórios odontológicos, espaço para pilates, consultório de fisioterapia, auditório e espaço para trabalho em pequenos grupos. O atendimento acontecerá por agendamento e livre demanda.


Para o funcionamento da nova estrutura ingressaram na Corporação 33 novos Oficiais do Quadro complementar de diversas áreas da saúde: 17 Psicólogos; um farmacêutico; quatro assistentes sociais; dois médicos do trabalho; um psiquiatra; um médico internista; um médico ortopedista; e seis cirurgiões dentistas. A aula inaugural do curso de formação foi realizada no complexo nesta quarta-feira.


Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero parabenizou a PMCE e destacou a importância da oferta de serviços multiprofissionais para um atendimento integrado e humanizado aos profissionais da Segurança Pública.


“Entregamos esse importante equipamento de saúde para atender a todos os profissionais da Segurança Pública e seus dependentes. Destaco que, dos profissionais que foram chamados e hoje iniciam sua formação, a maior parte é de psicólogos. Sabemos da urgência da questão de saúde mental, e ela também será priorizada por meio da formação e, posteriormente, do atendimento. Esse era um sonho porque há 30 anos não havia um chamamento de profissionais de saúde para cuidar das nossas forças de segurança. A prevenção e o apoio fazem parte do trabalho digno”, afirmou.


O comandante-geral da PMCE, tenente-coronel Klênio Savyo, pontuou que a nova sede da Coordenadoria de Saúde amplia o trabalho que já é realizado de forma descentralizada. “É um equipamento que vem somar. Atualmente, a nossa Polícia Militar tem quatro Núcleos de Atendimento Biopsicossocial que atendem nossos policiais de forma descentralizada na Região Metropolitana de Fortaleza e Interior; Sobral, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte. A nova turma que vai atuar no complexo de saúde também representa um marco, a história diz isso, e me emociona”, disse.


“É um ganho a mais para as forças de segurança. A SSPDS, por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), suas vinculadas, e a Polícia Civil já desenvolvem um trabalho descentralizado. Esse complexo só reforça isso”, ressaltou Samuel Elânio, titular da SSPDS.


A coordenadora da Saúde da PMCE, coronel Sandra Albuquerque, falou sobre o trabalho para cuidar da saúde integral dos policiais. “A nova sede vem dar uma nova energia, um novo incremento para a saúde da Polícia Militar. Vamos trabalhar na assistência, mas também muito focados na prevenção de doenças”, detalhou.


Integrante do Quadro Oficial complementar, Rômulo Bomfim participará do curso de formação que será realizado na Academia Estadual de Segurança Pública e, em breve, atuará como cirurgião-dentista no equipamento. “A gente vem de um ano de bastante empenho para chegar até o dia de hoje em que comemoramos, não só o aniversário da PM, mas também a contratação desses novos profissionais do quadro complementar que, com certeza, a gente vem pra somar e melhorar ainda mais atendimento no aspecto da saúde, no aspecto psicológico, religioso, enfim, de toda a nossa família militar”, disse.


Fonte: Governo do Estado