Por Vágila Frota
Estamos na Semana Santa, em que no domingo, 09 de abril, acontece a Páscoa. Nestes dias, ocorre a maior venda e consequente consumo de chocolate do ano. Só se fala em chocolate. Ainda que não se possua condições financeiras para comprar o popular "Ovo de Páscoa" em decorrência do elevado valor, as pessoas compram barrinhas de chocolate. Tudo é válido para que o domingo seja um dia mais doce.
E não existe nada mais especial que compartilhar a vida com nossos amados animaizinhos, não é mesmo?! Todavia se faz importante alertar quanto a dúvida de muitos:
Posso oferecer chocolate para meus bichinhos?
A resposta é: NÃO!! JAMAIS!!
E o motivo é simples, o chocolate é composto de duas substâncias: a teobromina e, algumas vezes também, a cafeína, que são ALTAMENTE TÓXICOS para cães e gatos.
Alguns sintomas em casos de intoxicação por inobservância ao incorreto fornecimento de chocolate a cães e gatos são: excitação, arritmias cardíacas, tremores, vômitos, diarreias, incontinência urinária, aumento da temperatura corpórea, convulsões que podem levar a morte, entre outros.
Ademais, não acreditem no mito de fornecer leite para conter a intoxicação, porque é irreal, não há evidência científica alguma que o leite possa reverter o quadro tóxico, podendo até piorar.
Em resumo: NÃO forneçam chocolate a cães e gatos, tampouco deixe o produto em locais de fácil acesso (lembrem que eles são crianças de patinhas). E em caso de ingestão acidental, procure imediatamente socorro médico-veterinário de sua confiança.
Texto: Vágila Frota
Revisão técnica: Jairo Alves Ramos (médico veterinário, mestrando em Ciências Veterinárias UECE, membro Direito Animal do Brasil).