Ceará recebe novo aviso de chuvas intensas neste domingo (19) e todas as cidades estão na lista - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




domingo, 19 de março de 2023

Ceará recebe novo aviso de chuvas intensas neste domingo (19) e todas as cidades estão na lista

As cidades cearenses podem continuar recebendo chuvas intensas até, pelo menos, esta segunda-feira (20), conforme um novo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, todo o mapa do Estado entra para a área de "perigo", com precipitações de 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h.


Isso acontece porque na última sexta-feira (17), o Inmet já havia comunicado sobre chuvas intensas da região central até o norte do Ceará e o novo aviso, deste domingo (19), amplia essa zona para os demais municípios. As chuvas intensas são esperadas até às 10h da segunda (20).


O nível das chuvas esperadas para o Estado são entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Essa quantidade de água em tão pouco tempo motiva a classificação de “perigo de chuvas intensas”, porque com isso há chance de corte de eletricidade, queda de árvores e alagamentos.


Além disso, o Inmet prevê ventos intensos, quando a velocidade chega de 60 a 100 km/h e também pode representar um risco para a população cearense.


A intensidade com que as precipitações chegam ao Estado, inclusive, causa deslizamentos, alagamentos e até a morte de pessoas, desde a última semana. Nesse cenário, pelo menos 5 municípios decretaram estado de emergência.


PREVISÃO DO TEMPO

E as condições do tempo devem favorecer as chuvas até, pelo menos, a terça-feira (21), conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Entre este domingo e a segunda (20), os maiores acumulados são esperados para o período da tarde e noite, com intensidade de fraca à forte. Até a terça-feira (21), o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuvas em todas as macrorregiões


SEGUNDA-FEIRA (20)

Madrugada e manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Tarde e noite: Em todas as macrorregiões.

TERÇA-FEIRA (21)

Madrugada e manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Tarde e noite: Em todas as macrorregiões.

As chuvas acontecem devido às áreas de instabilidade atmosférica que estão associadas com à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema de brisa e a efeitos locais, como: relevo, temperatura e umidade. 


MAIORES ACUMULADOS DE CHUVAS

As precipitações intensas afetam o Ceará neste período de quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, e fazem com que os municípios alcancem grandes acumulados. Em Uruburetama, no Vale do Curu, choveu 150,6 mm em apenas 24h.




Quixeramobim (98 mm), no Sertão Central, e Horizonte (96,1 mm), na Região Metropolitana de Fortaleza, aparecem na sequência das cidades com mais chuvas entre às 7h do sábado (18) e às 7h deste domingo (19). Confira a lista:


  • Uruburetama: 150,6 mm
  • Quixeramobim: 98 mm
  • Horizonte: 96,1 mm
  • São João do Jaguaribe: 96 mm
  • Ibiapina: 95,5 mm
  • Iracema: 94 mm
  • Itapipoca: 92 mm
  • Uruburetama: 90 mm
  • Cedro: 85 mm
  • Morada Nova: 84 mm.


Via Diário do Nordeste