Turismo - Aquiraz, Caucaia e Jericoacoara disputam título de destinos inteligentes do Brasil - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Turismo - Aquiraz, Caucaia e Jericoacoara disputam título de destinos inteligentes do Brasil

Enquanto isso, Camocim…
Praia de Caucaia


Antes da matéria do Otimista, nossa ALFINETADA


A gestão do turismo de Camocim é literalmente analfabeta e vaidosa! Não consegue, sequer, plantar coqueiros na Beira Mar. Como pode, então, disputar titulo de destino inteligente? Resposta: sem condições! Mas, se a disputa fosse do título de “gestão turística analfaburra”, aí, sim!  


A única disputa que Camocim participou nos últimos dias foi com os donos de veículos de passeios de Jericoacoara, que levam renda para o turismo da região de Guriú e Tatajuba. Um disputa que rendeu  protesto da categoria, com direito a paralisação da atividade turística. 



A Matéria


Três cidades cearenses concorrem à segunda etapa do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é selecionar dez destinos turísticos inteligentes do Brasil. Aquiraz, Caucaia e Jijoca de Jericoacoara integram a lista composta por outros 79 municípios de todas as regiões do País.


De acordo com o Sebrae, o Município de Fortaleza não pôde participar, pois já está sendo apoiado por meio do Programa Turismo Futuro, iniciativa regional do BID.


O resultado final será divulgado na primeira quinzena do mês de março. Os destinos turísticos selecionados receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações pontuais para fomentar a estratégia inicialmente traçada e aos produtos enfocados pela cooperação técnica.


Escolha


Para a escolha das cidades, o Sebrae levou em consideração a classificação por pequeno de até 50 mil habitantes, de médio porte, de até 100 mil habitantes e de grande porte, acima de 100 mil habitantes.


Segundo o Sebrae, um destino turístico inteligente é aquele que gerencia processos de visitação de forma sustentável e que se compromete a gerar experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região.


Entre as principais iniciativas observadas estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas e criação de aplicativos de suporte aos visitantes.


A analista de competitividade do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, explica que o processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é inclusivo.


“Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso país e sua diversidade. Vamos unir as estratégias disponíveis, aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, destaca.


Importância


A economista e Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo (Idese), Desirée Mota, avalia que os três municípios cearenses que disputam o título de destinos inteligentes têm grande importância para a economia nacional.


“São municípios que promovem alternativas de crescimento econômico por meio do turismo, principalmente apresentando avanços econômicos, melhorando o padrão de vida dos habitantes, proporcionando desenvolvimento social, gerando empregos e renda, diversificando as fontes de renda que existem”, afirma.


“Outro ponto importante sobre turismo e crescimento econômico é a reestruturação de valores e hábitos da sociedade, que estão em constante transformação. Há uma possibilidade grande desses três municípios ampliarem faturamento a partir desse destaque”, acrescenta.


O conceito de destino turístico inteligente foi criado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (Seggitur), da Espanha, e levou em consideração alguns eixos norteadores tais como: governança, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing, segurança, mobilidade, acessibilidade e criatividade.


O Otimista