Roberto Cláudio critica Elmano por caso Guararapes e atiça oposição de ala do PDT no Ceará - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Roberto Cláudio critica Elmano por caso Guararapes e atiça oposição de ala do PDT no Ceará


Presidente do PDT Fortaleza, o ex-prefeito Roberto Cláudio não promete deixar fácil a vida de pedetistas que vão compor a base do Governo Elmano na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). 


Nesta quinta-feira (26), o ex-candidato ao Governo do Estado usou as redes sociais para criticar a gestão de Elmano de Freitas (PT) no caso Guararapes - empresa que fechou e demitiu cerca de dois mil profissionais em Fortaleza. 


"Chama atenção o conformismo e a apatia do Governo do Estado frente à gravidade social da situação e ao descaso da empresa com o Estado que lhe deu incentivos (recursos públicos que potencialmente poderiam estar sendo usado para outros fins), exatamente com o compromisso de gerar desenvolvimento", escreveu Roberto Cláudio, cobrando providências.


Desde a derrota eleitoral de 2022, é a primeira vez que o pedetista vai a público contra decisões da atual gestão. Após período de reclusão no final do ano, Roberto Cláudio voltou aos holofotes durante as reuniões do PDT, em dezembro, para decidir sobre apoio ao Governo Elmano.


PEDETISTAS COM ELMANO


Desde o processo eleitoral, no entanto, muitos deputados pedetistas já haviam declarado apoio a Elmano, inclusive o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT). Três nomes do partido foram chamados para secretarias do Governo, os deputados Robério Monteiro, Salmito Filho e Oriel Nunes.


Em relação ao Estado, o PDT não conseguiu avançar com a estratégia de fortalecer uma oposição a Elmano. A ala do partido mais ligada à gestão na Capital é que tem mantido a defesa por uma "oposição crítica". Em Fortaleza, PT e PDT seguem como opositores. É esse o grupo que tem mais potencial de seguir a liderança do ex-prefeito em subir o tom contra petistas.


Na fala de hoje, Roberto Cláudio disse que vai acionar o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho sobre o caso da empresa. Ao que parece, o ex-prefeito quer jogar lenha na fogueira às vésperas do retorno dos trabalhos no Poder Legislativo.


Se depender do presidente municipal, os pedetistas na Assembleia vão ter de se equilibrar numa corda bamba de discursos para moderar interesses partidários e pessoais.


NOTA DO GOVERNO


Sobre os ataques às ações da gestão sobre o caso Guararapes, a resposta do Governo veio através do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), que tem atuado junto às pessoas que perderam o emprego. De 18 a 20 de janeiro, o IDT realizou a fase inicial de apoio a mais de 1500 trabalhadores e trabalhadoras, segundo o órgão. 


"Os trabalhadores foram cadastrados e encaminhados para vagas de emprego disponíveis. Quem optou para a prestação de serviços como autônomo, pôde participar de palestra de orientação e iniciação aos serviços. Além disso, a equipe orientou e habilitou os trabalhadores no seguro-desemprego, resolvendo ainda, pendências de solicitações feitas remotamente", diz nota. 


O acompanhamento para recolocação profissional deve continuar pelos próximos dias.


Diário do Nordeste