O advogado Zenilson Coelho informou por suas redes sociais que criminosos estão utilizando sua foto (acima) em um perfil de número de WhatsApp (88) 88 8125 -2479 para aplicar golpes nas pessoas, solicitando dinheiro, via transferência bancária.
“Favor, não responder esse número e nem fazer qualquer transferência ou depósito”, disse Zenilson.
WhatsApp desconhecido está usando minha foto. Saiba o que fazer:
1 - Registre ocorrência no site da polícia civil - clique aqui e veja como registrar ocorrência
2 - NÃO TROQUE MENSAGENS COM OS GOLPISTAS. Só aumentará a chances de você cair em outro golpe
3 - Compartilhe em suas redes sociais e contatos que há um número se passando por você no whatsapp
4 - Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção "denunciar contato". Peça a seus conhecidos que façam o mesmo. Faça a denúncia para o e-mail support@whatsapp.com. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso.
5 - Oculte a foto de perfil para quem não é contato – nas configurações do WhatsApp, vá até a aba “Privacidade” e mude para “Meus Contatos” a privacidade da foto de perfil. Você também pode fazer isso com os indicadores de “Visto por Último” e “Recado”, garantindo que somente pessoas permitidas vão ter acesso a seu perfil. Com isso, você dificulta o acesso aos materiais usados pelos criminosos nos golpes.
Principais dúvidas:
— É preciso trocar meu chip ou mudar meu número? NÃO, o autor está utilizando outro número que não possui nenhum vínculo com o seu.
— Como eles obtiveram meus contatos? Através de grandes vazamentos de dados na internet ou através de consulta de sistemas de análise de crédito. Suas contas provavelmente não foram acessadas. Em caso de dúvida, troque as senhas de suas contas envolvidas. [Fonte: https://www.policiacivil.pr.gov.br/NUCIBER/whatsappFalso]
Carlos Jardel