Mutirão de negociação de dívidas começa nesta terça-feira (1º); veja como participar - Revista Camocim

Postagem em destaque

Comunicado do Colégio Future: confirme sua matrícula até o dia 13 de dezembro.

Diante da grande demanda, aqueles que não confirmarem a matrícula poderão perder a vaga reservada. CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA 2023 Pedimos a t...

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Clique na imagem e conheça os cursos preparatórios e apoio educacional


Clique na imagem e conheça os produtos







terça-feira, 1 de novembro de 2022

Mutirão de negociação de dívidas começa nesta terça-feira (1º); veja como participar



Os consumidores podem negociar dívidas a partir desta terça-feira (1º), no tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.


A iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país ocorre até 30 de novembro.


Conforme o Mapa de Inadimplência do Serasa, o Brasil registrou mais de 67 milhões de pessoas inadimplentes em agosto de 2022. O mutirão dá oportunidade de o consumidor negociar dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças.


COMO PARTICIPAR?


Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.


É possível iniciar a negociação na plataforma de mediação ConsumidorGovBr, criada pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.


Também é possível negociar entrando em contato diretamente com o banco ou financeira, nos canais oficiais das instituições. 


Na página do mutirão, o consumidor também encontra informações sobre organização financeira e como evitar o superendividamento. Para saber quais as suas dívidas, basta acessar o site do Banco Central. 


Pessoas com pagamentos em dia, mas que sabem que vão atrasar parcelas futuramente, devem procurar diretamente o banco ou a financeira. Dívidas com lojas e outras empresas também não podem ser negociadas no mutirão. 


No último Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que durou 25 dias – de 07 a 31 de março – 1,7 milhão de contratos foram renegociados, trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados.


via Diário do Nordeste