Conheci o Joaquim em um encontro das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs, realizado em uma comunidade rural de Massapê. Na época, não recordo com precisão, mas, acredito que ainda não tivesse sequer a sua primeira formação acadêmica. Hoje o vejo concluindo a segunda: bacharelado em direito, com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
Em sua rede social ele fez alguns justos agradecimentos, destacando sua origem e família.
"Agradecer primeiro a Deus, pela dom da perseverança, depois aos meus pais, Joaquim Anastácio e a Maria Machado de Aguiar, dois agricultores que sempre me incentivaram e me deram todo o suporte(mesmo com dificuldades financeiras), para chegar até aqui. Agradecer também as minhas irmãs, Natália Cavalcante e Thaís Cavalcante , pelo apoio de sempre. Agradecer a minha companheira, amiga, esposa, confidente e amada Hellen Cristina, por todo o apoio de sempre, sempre me incentivando a realizar este sonho...
...Enfim, mais um sonho realizado, e com muita humildade e dedicação, continuarei batalhando, mas sem perder os pés no chão, a base de onde vim: um jovem lá do Cunhassu, da Zona Rural da Palma de Coreaú. Que Deus continue nos abençoando sempre!".
Recentemente o encontrei em Fortaleza, em um evento politico, onde conversamos por alguns instantes sobre, naturalmente, a conjuntura politica. Após o papo, minha conclusão: continua um ser humano responsável com a sociedade!
E como é bom saber que o agora Dr. Joaquim Cavalcante, apesar dos trabalhos profissionais [ele também é proprietário de um escritório de contabilidade] se mantém militante das mesmas causas de outrora: justiça, fraternidade, paz, amor e demais valores propagados por Jesus de Nazaré, o Libertador, cujo projeto assevera a importância de se viver tudo isso na dimensão da fé comunitária.
Que Deus o preserve, o abençoe para que continue evoluindo em humanidade, dispondo seus talentos para a construção de uma melhor sociedade, a serviço do Reino.
Parabéns e gratidão!
Carlos Jardel