Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE e sai em defesa da democracia e das urnas - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça os cursos preparatórios e apoio educacional


Clique na imagem e conheça os produtos




Barraca Mergulhe: Contato/WhatsApp: (88) 9 9260 4733

Barraca Mergulhe: Contato/WhatsApp: (88) 9 9260 4733





quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE e sai em defesa da democracia e das urnas


O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira (16), a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi aplaudido por quase um minuto pelas autoridades presentes, após assinar o termo de posse.


Moraes pontuou que sua missão é combater a disseminação de notícias falsas e os ataques contra o sistema eletrônico de votação. Ele defendeu a democracia, afirmando que o sistema é "uma construção coletiva de quem acredita na paz".  


"Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo, mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional", pontuou Moraes. 


O ministro discursou ainda citando a liberdade de expressão, afirmando ela "não é liberdade de agressão e não é liberdade de destruição da democracia".


CERIMÔNIA DE POSSE 



Estiveram presentes na cerimônia o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta um terceiro mandato.


A solenidade teve ainda a presença dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e José Sarney. 


O corregedor da Justiça Eleitoral Mauro Campbell Marques abriu os discursos e disse que Moraes é o melhor nome possível para comandar o TSE nas eleições de outubro.


"Ninguém melhor que o nosso novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral está talhado para conduzir as eleições de modo firme, imparcial, técnico, previsível e democraticamente", afirmou.


IZOLDA CELA COMPARECE 


A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), assim como outros gestores do País, compareceu à posse de Alexandre Moraes. "Eles terão a missão de conduzir as eleições gerais deste ano, garantindo a democracia e a lisura do processo eleitoral", escreveu a gestora após a solenidade. 


"Desejo boa sorte e ótimo trabalho aos novos presidente e vice-presidente do TSE", finalizou a chefe do Executivo cearense. 


Diário do Nordeste