Saiba quem são os cotados pelo PT para disputar o Governo do Ceará - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 22 de julho de 2022

Saiba quem são os cotados pelo PT para disputar o Governo do Ceará


O vice-presidente do PT Nacional, o deputado federal José Guimarães, falou nesta quinta-feira (21) de nomes que foram colocados à disposição do partido para disputar o Governo do Ceará. A decisão deve sair até o próximo sábado (23), quando a sigla realiza "Encontro de Tática do PT", em Fortaleza. O partido, junto com outras legendas, como MDB, PP e PCdoB, anunciaram que formarão palanque próprio após racha com o PDT.


A escolha do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) como pré-candidato ao Governo no grupo governista, em detrimento da pré-candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela, foi apontada por petistas como um "rompimento unilateral" da aliança por parte dos pedetistas. 


Já lideranças do PDT afirmam que ainda buscam a unidade da aliança e que não são responsáveis pelo racha, como disse o presidente do PDT Ceará, André Figueiredo. 


Entre os nomes citados por Guimarães, estão os três deputados federais do PT no Ceará: o próprio Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo. Também são cotados os deputados estaduais Elmano Freitas e Fernando Santana e os vereadores de Fortaleza Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar.  


O Diário do Nordeste fez um breve resumo de quem são cada um dos petistas que integram a lista de pré-candidatura ao Governo.


JOSÉ GUIMARÃES


Vice-presidente do PT nacional e deputado federal, José Guimarães é filiado desde 1985 no Partido dos Trabalhadores. No Ceará, ele presidiu o diretório estadual entre 1991 e 2000.


Ele atuou na coordenação de campanhas para o Executivo de candidatos petistas. Em 1985, coordenou a campanha de Maria Luiza à Prefeitura de Fortaleza e, em 1989 e 2002, coordenou as campanhas do ex-presidente Lula. 


Assumiu o mandato de deputado estadual em 2000 e foi reeleito em 2002. Na Câmara dos Deputados, foi eleito pela primeira vez em 2006. Ele está no quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.


LUIZIANNE LINS


No segundo mandato como deputada federal, Luizianne Lins também já foi eleita para outros cargos no Legislativo. Foi vereadora de Fortaleza durante dois mandatos (1996 a 2002), de onde saiu após ser eleita deputada estadual, em 2002. 


Em 2004, foi eleita prefeita de Fortaleza pelo PT, cargo no qual permaneceria por dois mandatos. Ela inclusive voltou a tentar candidatura para a Prefeitura da capital cearense em 2016 e 2020, mas acabou em terceiro lugar. 


Desde 2012, rompeu com o grupo liderado por Cid e Ciro Gomes, após indicar Elmano Freitas para ser seu sucessor na Prefeitura de Fortaleza, o que não foi aceito pelo grupo político do então governador Cid. Elmano acabou derrotado por Roberto Cláudio no segundo turno. 


JOSÉ AIRTON CIRILO


Dentre os nomes cotados, José Airton é o único que já disputou o Governo do Ceará. Candidato em 2002, ele levou a disputa para o segundo turno - fato até então inédito no Ceará. Acabou derrotado por Lúcio Alcântara, apoiado por Tasso Jereissati.


Foi um dos fundadores do PT no Ceará, por onde se elegeu vereador de Aracati e vereador de Fortaleza. Também foi o primeiro prefeito de Icapuí, durante dois mandatos. Está agora no terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.


ELMANO FREITAS


Filiado ao PT desde 1989, Elmano Freitas foi eleito, pela primeira vez, em 2014 para a Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2018, foi reeleito como deputado estadual, onde ocupa a liderança da bancada do PDT. 


Concorreu duas vezes a cargos no Executivo. Em 2012, foi derrotado por Roberto Cláudio no segundo turno da campanha para a Prefeitura de Fortaleza - episódio foi o primeiro racha na aliança entre PT e PDT firmada em 2006. Siglas passariam a ser adversárias na capital cearense mesmo que aliadas a nível estadual. 


Em 2020, concorreu à Prefeitura de Caucaia, mas acabou ficando em terceiro lugar. 


FERNANDO SANTANA


Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana está no primeiro mandato como deputado estadual. Antes disso, exerceu cargos em secretarias da Prefeitura de Barbalha e também ligadas ao ex-governador Camilo Santana. Ele foi coordenador de campanha do então candidato ao Governo do Ceará em 2014 na região do Cariri. 


Durante o primeiro mandato de Camilo, também foi secretário Adjunto do Gabinete do Governador. Em 2016, foi candidato a Prefeitura de Barbalha, mas acabou derrotado por Argemiro Sampaio, na época no PSDB. 


GUILHERME SAMPAIO


Presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio está no quinto mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. No Legislativo municipal, foi líder do Governo durante o primeiro mandato de Luizianne Lins à frente da Prefeitura de Fortaleza. 


Também assumiu mandato, por períodos de quatro meses, na Assembleia Legislativa do Ceará. No Executivo, esteve à frente da Secretaria de Cultura durante parte do primeiro mandato do ex-governador Camilo Santana. 


LARISSA GASPAR


Larissa Gaspar está no segundo mandato como vereadora de Fortaleza. Antes de ser eleita para a Câmara Municipal, havia atuado como coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Fortaleza durante o primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio. 


Filiada ao PT desde 2018, Gaspar está pré-candidata à Assembleia Legislativa em 2022.