![]() |
Gílton Barreto secretário do Meio Ambiente e Turismo de Viçosa. |
A prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio do Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Gílton Barreto, concedeu autorização para supressão da vegetação na Serra das Flores, em Viçosa do Ceará. A região comporta resquícios de Mata atlântica e é uma área de extrema relevância biológica, situada em dois municípios: Viçosa e Granja.
Maquinário de grande porte encontra-se na Serra abrindo estradas, matando a vegetação, para o fluxo de veículos no processo de instalação de um parque eólico.
Entenda
O município [Viçosa] não tem competência para ordenar demandas em áreas federais e estaduais. No caso, o desmatamento em Viçosa ocorre na APA da Serra da Ibiapaba, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade — ICMBIO, e no entorno do Parque Estadual das Carnaúbas, em Granja, área gerenciada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente — Sema.
O deputado estadual Romeu Aldigueri denunciou o caso nas redes sociais e aos órgãos competentes.
Alfinetada
Viçosa passou, recentemente, a municipalizar o meio ambiente e adotar licenças. Agora, imagine como será o destino da Mata Atlântica na região do município? Essa autorização, ilegal, imoral e criminosa, pode render ao secretário Gílton Barreto 08 anos de cadeia, conforme a Lei de Crimes Ambientais 9.615/98. O Ministério Público Estadual e Federal já estão no caso.
Carlos Jardel