Prefeitura de Viçosa autoriza crime ambiental na Serra das Flores. - Revista Camocim

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Clique na imagem e conheça os cursos preparatórios e apoio educacional


Clique na imagem e conheça os produtos







terça-feira, 5 de julho de 2022

Prefeitura de Viçosa autoriza crime ambiental na Serra das Flores.

Gílton Barreto secretário do Meio Ambiente e Turismo de Viçosa. 



A prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio do Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Gílton Barreto, concedeu autorização para supressão da vegetação na Serra das Flores, em Viçosa do Ceará. A região comporta resquícios de Mata atlântica e é uma área de extrema relevância biológica, situada em dois municípios: Viçosa e Granja.


Maquinário de grande porte encontra-se na Serra abrindo estradas, matando a vegetação, para o fluxo de veículos no processo de instalação de um parque eólico. 


Entenda


O município [Viçosa] não tem competência para ordenar demandas em áreas federais e estaduais. No caso, o desmatamento em Viçosa ocorre na APA da Serra da Ibiapaba, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade — ICMBIO, e  no entorno do Parque Estadual das Carnaúbas, em Granja, área gerenciada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente — Sema. 
O deputado estadual Romeu Aldigueri denunciou o caso nas redes sociais e aos órgãos competentes.





Alfinetada


Viçosa passou, recentemente, a municipalizar o meio ambiente e adotar licenças. Agora, imagine como será o destino da Mata Atlântica na região do município? Essa autorização,  ilegal, imoral e criminosa, pode render ao secretário Gílton Barreto 08 anos de cadeia, conforme a Lei de Crimes Ambientais 9.615/98. O Ministério Público Estadual e Federal já estão no caso.


Carlos Jardel