Fifa exclui Rússia das Eliminatórias e da Copa do Mundo do Catar - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 1 de março de 2022

Fifa exclui Rússia das Eliminatórias e da Copa do Mundo do Catar



A Federação de Futebol da Rússia está suspensa pela Fifa. Assim, o país está vetado de disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar e, por consequência, o próprio Mundial. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (28), foi tomada em parceria com a Uefa, e engloba todas as seleções: as de base, masculinas e femininas. A Rússia ainda tem a chance de recorrer do resultado ao Tribunal Arbitral do Esporte. 


O Bureau do Conselho da Fifa, que reúne os presidentes das seis confederações de futebol dos continentes, tomou a decisão em conjunto com o Comitê Executivo da Uefa - entidade que rege e decide o futebol europeu. Além disso, a Uefa também anunciou o fim do contrato de patrocínio com a Gazprom, estatal russa. 


O anúncio vem no dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou a exclusão de atletas da Rússia e de Belarus das competições internacionais em todas as modalidades.



A seleção russa jogaria a repescagem das Eliminatórias contra a Polônia. A partida seria no próximo dia 24 de março. O time polonês se recusou a entrar em campo contra o adversário. Posição seguida por República Tcheca e Suécia, que vão duelar por uma vaga e pegariam o vencedor da partida entre Rússia e Polônia.


Não está definido se a Polônia terá vaga direta para a próxima fase das Eliminatórias europeias da Copa. A decisão ficará por conta da Uefa. 


O time feminino russo também não vai disputar a Eurocopa, na Inglaterra. A Fifa já havia anunciado algumas punições contra o país, como a proibição de jogar em território próprio, além de não usar a bandeira e o hino nacionais. 


A Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol, também condenou as ações militares da Rússia na Ucrânia.


Confira o comunicado da FIFA:


"Após as decisões iniciais adotadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, que previam a adoção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, sejam equipes representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da UEFA até segunda ordem. Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau of the FIFA Council e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em questões tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa novamente ser um vetor de unidade e paz entre as pessoas."


Diário do Nordeste