Confira as regras sobre a liberação da máscara contra Covid-19 no Ceará - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 19 de março de 2022

Confira as regras sobre a liberação da máscara contra Covid-19 no Ceará



O decreto que derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais contra a Covid-19 no Ceará foi publicado, na manhã deste sábado (19), no Diário Oficial do Estado (DOE). A flexibilização do acessório de proteção entra em vigor já na segunda-feira (21). 


As demais medidas sanitárias restritivas permanecem, como capacidade reduzida do público em estabelecimentos e a proibição de aglomerações no Estado. Veja as mudanças abaixo. 


ONDE O USO DE MÁSCARA DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO NO CEARÁ?


A partir da segunda-feira (21), o uso do equipamento será opcional em ambientes ao ar livre, público ou privado. Dentre eles, praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras e estádios de futebol. 


Enquadram-se em locais abertos aqueles que não são cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas. 


ONDE A MÁSCARA CONTINUA SENDO EXIGIDA NO CEARÁ?


Conforme o texto, continua sendo obrigatório o uso de máscara de proteção "em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais que não se enquadrem como abertos ao ar livre". 


QUEM DEVE CONTINUAR USANDO A MÁSCARA MESMO APÓS A RECOMENDAÇÃO?


O decreto recomenda o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais.


E COMO FICARÃO OS EVENTOS?


Eventos realizados em locais abertos, como estádio, não terão mais a exigência do uso de máscaras. Contudo, os espaçados fechados permanecem com a obrigatoriedade deste acessório de proteção. 


VEJA O QUE AINDA É EXIGIDO 


A obrigatoriedade da máscara foi derrubada, mas demais medidas para evitar a contaminação pela Covid-19 devem continuar sendo adotadas pelas pessoas no Ceará. Veja abaixo o que é exigido para a utilização de equipamentos de lazer:


  • Vedação a quaisquer aglomerações nos ambientes;
  • Definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;
  • Limitação do uso das piscinas e áreas adjacentes a 30% da capacidade;
  • Empresas devem realizar comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes, especificando como se dará a fiscalização quanto ao cumprimento da capacidade de uso liberada e das medidas de controle estabelecidas;
  • Separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.

Diário do Nordeste