Campanha da Fraternidade 2022 reflete sobre educação pela terceira vez - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça os cursos preparatórios e apoio educacional


Clique na imagem e conheça os produtos




Barraca Mergulhe: Contato/WhatsApp: (88) 9 9260 4733

Barraca Mergulhe: Contato/WhatsApp: (88) 9 9260 4733





terça-feira, 1 de março de 2022

Campanha da Fraternidade 2022 reflete sobre educação pela terceira vez



Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Campanha da Fraternidade 2022 será lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta Quarta-feira de Cinzas (2). 


Conforme a CNBB, essa será a terceira vez que a educação aparece na Campanha da Fraternidade (CF). O mesmo assunto já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. 


A temática voltou à tona diante da "realidade de nossos dias", marcada pela "pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, justifica o texto-base da CF escrito pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). 


'ATO DE EDUCAR'


Para a CNBB, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, a Campanha da Fraternidade vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.


"Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)". 


A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas.


GESTO CONCRETO


A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil.


Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.


Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos, nos quais as entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.


OUTROS TEMAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


2021

“Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” 


2020

"Fraternidade e Vida"


2019

"Fraternidade e Políticas Públicas"


2018

“Fraternidade e a superação da violência”


2017

"Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida"


Dário do Nordeste