Camocim será sede do 1º Fórum de Bombeiro Civil do extremo-oeste do Ceará. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 18 de março de 2022

Camocim será sede do 1º Fórum de Bombeiro Civil do extremo-oeste do Ceará.



Camocim será sede do 1.º Fórum de Bombeiro Civil do extremo-oeste do Ceará, nos dias 26 e 27 de agosto deste ano 2022. O evento reunirá cerca de 150 bombeiros civis do Ceará e caravanas de outros estados do nordeste. 


Elton Bernardo, camocinense, representante da UNBC — União Nacional de Bombeiro Civil no extremo-oeste do Ceará, e em Camocim, afirma que o evento objetiva fortalecer na sociedade a definição da profissão e a sua importância para a comunidade, através dos serviços que podem ser ofertados via município [poder público] ou por entidades privadas. 


“ A diferença entre o bombeiro civil e o militar está apenas no fato do militar ser estrutura de estado, ou seja, o bombeiro militar é uma corporação pública estadual, em que seus membros são efetivados mediante concurso público. O Corpo de Bombeiro Militar também conta com toda a estrutura do estado para desenvolver o trabalho. Já o Bombeiro Civil atua no âmbito privado, atendendo as necessidades de empresas,  mas que também é apta para atuar  na esfera pública”, explicou Bernardo. 


Ainda conforme o representante da UNBC, é fundamental a atuação do Bombeiro Civil nos municípios, principalmente nos que não dispõe da corporação militar. 


“As prefeituras podem e devem contratar o serviço dos bombeiros civis, basta avaliar o projeto, a necessidade, ter o aval da Câmara de Vereadores e oferecer as condições para que o serviço seja eficiente”, explicou Elton, acrescentando,  “muitos acidentes, como incêndios, afogamentos, alagamentos, e outros, podem ser facilmente evitados com a atuação dos bombeiros civis”. 



Ainda falando sobre o Fórum, Elton Bernardo informou que o evento será marcado por palestras, oficinas e pela apresentação de novos protocolos de combate a incêndios, dentre outros. 


Os participantes irão receber alimentação e  materiais referentes aos conteúdos formativos do Fórum, que acontecerá no Auditório da Escola Técnica Evolution, situada na Rua Humaitá, em frente a quadra esportiva do Instituo São José, no Centro de Camocim.


Carlos Jardel