TRF-5 acata recurso de Ciro Gomes e determina anulação da busca e apreensão contra o ex-ministro - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

TRF-5 acata recurso de Ciro Gomes e determina anulação da busca e apreensão contra o ex-ministro



Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acatou, nesta terça-feira (22), um habeas corpus impetrado pela defesa do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que pedia a anulação da busca e apreensão feita contra o político em dezembro do ano passado. O pedetista foi alvo da "Operação Colosseum", comandada pela Polícia Federal (PF), que investigou supostas fraudes na reforma da Arena Castelão, entre 2010 e 2013.


Na operação, dois irmãos de Ciro, no caso o senador Cid Gomes (PDT) e Lúcio Gomes, também foram alvos. À época, o ex-ministro atribuiu a ação a uma suposta perseguição política.


"Não tenho dúvida de que esta ação tão tardia e despropositada tem o objetivo claro de tentar criar danos à minha pré-candidatura à presidência da república. Da mesma forma tentaram 15 dias antes do primeiro turno da eleição de 2018", declarou nas redes sociais logo após a operação.


DECISÃO


Foi justamente essa "ausência de contemporaneidade" entre as suspostas fraudes, ocorridades entre 2010 e 2013, e a busca e apreensão, determinada em 2021, que os magistrados levaram em consideração para tomar a decisão.


Relator do caso no TRF-5, o desembargador Rubens Canuto questionou a probabilidade de se encontrar alguma prova dez anos depois do fato em investigação.


Segundo ele, um dos precedentes para a adoção de uma busca e apreensão é o "dano irreparável", quando há algum risco de o investigado "inutilizar provas". "No entanto, no presente caso, veja a singularidade, a medida foi usada como fundamento de crimes ocorridos em 2010, mas a medida foi decretata em 2021, cerca de dez anos depois", disse.


O desermbargador Bruno Carra seguiu o voto do relator. "O nobre relator foi feliz ao destacar a distância temporal, que denota a desnecessidade das provas desses fatos passados", disse. Para o magistrado, a operação "colocou uma rede larga para tentar arrebatar qualquer coisa sem um ato calcado nas justificativas apropriadas para essa medida, que é invasiva e precisa ser bem ponderada".


O voto do relator também foi seguido pelo desembargador federal Vladimir Carvalho.


Conforme André Xerez, um dos advogados da defesa de Ciro Gomes, a decisão tem efeito imediato. "Cabe recurso à instância superior, mas a decisão do Tribunal tem efeito imediato", disse.


Ainda de acordo com o advogado, inicialmente, a decisão de anular a busca e apreensão atende ao pedido do ex-ministro Ciro Gomes. "Mas a tendência é de que o relator possa estendê-la a outros investigados", aponta.


Entre os investigados que podem ser beneficiados com a decisão estão os irmãos de Ciro, o senador Cid Gomes e secretário da Infranestrutura do Ceará, Lúcio Gomes.


OPERAÇÃO DA PF


A "Operação Colosseum" cumpriu 14 mandados de busca e apreensão no Ceará e em outros três estados para apurar fraudes e corrupção nas obras da Arena Castelão, entre 2010 e 2013.


Segundo a PF, há indícios de desvios de R$ 11 milhões pagos em dinheiro vivo ou por doações eleitorais. 


São investigados fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos em licitações das intervenções feitas no equipamento esportivo.


Diário do Nordeste