Covid-19: Jijoca de Jericoacoara tem o maior aumento percentual de casos no Estado: 3.800% - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Covid-19: Jijoca de Jericoacoara tem o maior aumento percentual de casos no Estado: 3.800%



A matéria é do Jornal Diário do Nordeste


A veloz rapidez com que os casos do novo coronavírus tem se disseminado não é uma exclusividade dos grandes centros. Cidades pequenas, como Cruz, Jaguaribe, Ibicuitinga, Jijoca de Jericoacoara, dentre outras, também apresentam salto exponencial.


Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade turística de Jijoca registrou apenas 1 caso no primeiro terço do mês passado. Agora, entre 1º a 10 de janeiro, foram 39, um aumento de 3.800%, o maior aumento percentual do Estado.


A secretária da Saúde de Jijoca, Joila Carneiro Mesquita Mororó, reconhece que o aumento nos casos, "não só da Covid, mas de síndromes gripais" deixa o Município em alerta, no entanto, ressalta que, mesmo diante do salto, "não há nenhuma internação nas unidades de saúde, são todos casos leves".


Prevendo um possível aumento nos casos diante das festas de fim de ano, o Município reforçou o corpo clínico "aumentando o número de médicos e enfermeiros por plantão nos postos de saúde" e, ainda segundo Joila Mororó, realizou a aquisição de insumos para aumentar a testagem.


"Hoje são três postos de testagem. Na sede do Município, fazemos em média 170 testes por dia e, na Vila de Jeri, 70", detalhou. Questionada se esse aumento de 3.800% está relacionado às festas de Réveillon, a secretária disse não poder fazer tal referência.


"Os casos aumentaram em todo o mundo. Essa nova variante [a Ômicron] é altamente transmissível. Na Vila de Jeri, todas as festas foram privadas e a Prefeitura só autorizou os eventos pois todos os protocolos de segurança foram cumpridos, respeitados.  A gestão fiscalizou todos eles", explica. 


Cruz, município próximo a Jijoca, foi outro que teve um salto vertiginoso. Passou de 4 para 58 infecções, crescimento de 1.350%.Jaguaribe também tem pouco menos de 20 mil habitantes e viu os casos de Covid-19 explodirem. Saiu de 3 para 41, um aumento 1.266%.