Eleitores de Viçosa do Ceará e Barro vão às urnas neste domingo para eleger os novos prefeitos - Revista Camocim

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Super promoção "Matrícula Premiada" do Colégio Future.

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Colégio Future com matrículas abertas para 2023

Clique na imagem e conheça os cursos preparatórios e apoio educacional


Clique na imagem e conheça os produtos







domingo, 5 de dezembro de 2021

Eleitores de Viçosa do Ceará e Barro vão às urnas neste domingo para eleger os novos prefeitos




 Eleitores dos municípios de Barro, na região do Cariri, e Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, vão às urnas neste domingo (5) para definirem os nomes que vão assumir as respectivas prefeituras. A Justiça Eleitoral cassou os mandatos gestores que foram eleitos, em ambas as cidades, nas eleições realizadas em 2020.


Para a realização das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu protocolos sanitários por conta da pandemia da Covid-19. O horário da votação acontecerá nos mesmos moldes de 2020, ou seja, entre 7h e 17 horas. Para a realização dessas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou ter gastos superiores a R$ 155,2 mil, somando os dois municípios.


A Justiça Eleitoral proibiu a realização de atos de campanha que provocassem aglomerações e infringissem os protocolos do Estado.


Cassação dos mandatos


Viçosa do Ceará


O TRE-CE manteve, no dia 8/2, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), e do vice, Marcelo (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020. Após a decisão do TRE rejeitando os embargos e determinando novas eleições, com o afastamento do prefeito, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do dia 5/10, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.


Barro


O TRE-CE confirmou, na sessão do dia 27/8, a decisão que cassou os diplomas do prefeito e do vice do município de Barro, Dr. Marquinélio (PSD) e do vice, Vanderval Feitosa (PSD). A Corte, por unanimidade, negou provimento ao recurso eleitoral e manteve a cassação pela ocorrência de abuso de poder econômico e fraude em contratações, com a consequente declaração de inelegibilidade pelo período de 8 anos a partir da data das eleições de 2020.


Os candidatos


Viçosa do Ceará


Duas chapas estão na disputa. De um lado, a chapa formada por Divaldo (PDT), tendo como vice Dr. Lima (PSB). Na concorrência, Franci Rocha (MDB) e o vice Shill (MDB).


Barro


Assim como em Viçosa, os eleitores de Barro se dividem em duas chapas que concorrem ao cargo na prefeitura Municipal. De um lado, está a prefeita em exercício, Vanda (PSD), que tem como vice o atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Koringa (PSD). Ela concorre com Dr. George Feitosa (MDB), que tem como vice Albano Severo (PSDB).


Ceará News 7