Todos os casos de câncer de boca em Camocim foram diagnosticados em homens - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Todos os casos de câncer de boca em Camocim foram diagnosticados em homens

Dr.Yuri Carneiro, coordenador da saúde bucal de Camocim


De acordo com os dados apresentados pelo cirurgião dentista Yuri Carneiro, coordenador da Saúde Bucal e do Centro Especializado Odontológico de Camocim - CEO Municipal, todos os casos de câncer de boca, diagnosticados no município foram em homens. 


A média, segundo o profissional, é de 03 a 05 disgnósticos da doença por ano em Camocim. " É uma doença silenciosa", que tem como fator de risco o consumo de bebidas alcoílicas, o uso de cigarros, a exposição aos sol e o fator genético. 


Pescadores, agricultores, pedreiros e mototaxistas são algumas das profissões de risco, devido a constante exposição dos trabalhadores ao sol. Neste caso, o uso de protetor labial e o uso de chapéus com abas longas são medidas que ajudam a prevenir a doença. 

 

Se a pessoa fuma, consome bebidas alcoílicas e se expõe ao sol, conforme explicou Dr. Yuri, as chances dela  contrair o câncer se triplicam. 


O rastreamento das pessoas com sintomas, feita pelas unidades básicas de saúde do município, são importantes para ajudar a prevenir e tratar o caso antes do agravamento. 


"Quando a gente descobre na faze inicial, a chance de cura é 90%. Quando é numa fase avançada a taxa de cura cai para 10% a  5%", explicou o profissional.


A orientação é para que as pessoas que apresentem qualquer lesão na boca procurem os postos de saúde para receberem as devidas orientações [mancha vermelha ou cores misturadas, ardência, nódulo, ferida, sangramento]. 



Confira a palestra AQUI 


Carlos Jardel